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TARSILA DO AMARAL

Artigo: TARSILA DO AMARAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  731 Visualizações

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Tarsila do Amaral (Capivari,1 de setembro de 1886 — São Paulo, 17 de janeiro de 1973) foi uma pintora e desenhista brasileira e uma das figuras centrais da pintura e da primeira fase do movimento modernista no Brasil, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugura o movimento antropofágico nas artes plásticas.

Biografia

Nascida em 1º de setembro de 1886, na Fazenda São Bernardo, em Capivari, interior de São Paulo1 , era filha de José Estanislau do Amaral Filho e de Lídia Dias de Aguiar, e neta de José Estanislau do Amaral, cognominado “o milionário” em virtude da imensa fortuna acumulada em fazendas do interior paulista.

Seu pai herdou a fortuna e diversas fazendas, onde Tarsila e seus sete irmãos passaram a infância. Desde criança, fazia uso de produtos importados franceses e foi educada conforme o gosto do tempo. Sua primeira mestra, a belga Mlle. Marie van Varemberg d’Egmont, ensinou-lhe a ler, escrever, bordar e falar francês. Sua mãe passava horas ao piano e contando histórias dos romances que lia às crianças. Seu pai recitava versos em francês, retirados dos numerosos volumes de sua biblioteca.

Tarsila era tia do geólogo Sérgio Estanislau do Amaral.

Obras

• Pátio com Coração de Jesus (Ilha de Wright) - 1921

• A Espanhola (Paquita) - 1922

• Chapéu Azul - 1922

• Margaridas de Mário de Andrade - 1922

• Árvore - 1922

• O Passaporte (Portrait de femme) - 1922

• Retrato de Oswald de Andrade - 1922

• Retrato de Mário de Andrade - 1922

• Estudo (Nu) - 1923

• Manteau Rouge - 1923

• Rio de Janeiro - 1923

• A Negra - 1923

• Caipirinha - 1923

• Estudo (La Tasse) - 1923

• Figura em Azul (Fundo com laranjas) - 1923

• Natureza-morta com relógios - 1923

• O Modelo - 1923

• Pont Neuf - 1923

• Rio de Janeiro - 1923

• Retrato azul (Sérgio Milliet) - 1923

• Retrato de Oswald de Andrade - 1923

• Autorretrato - 1924

• São Paulo (Gazo) - 1924

• A Cuca - 1924

• São Paulo - 1924

• São Paulo (Gazo) - 1924

• A Feira I - 1924

• Morro da Favela - 1924 • Carnaval em Madureira - 1924

• Anjos - 1924

• EFCB (Estrada de Ferro Central do Brasil) - 1924

• O Pescador - 1925

• A Família - 1925

• Vendedor de Frutas - 1925

• Paisagem com Touro I - 1925

• A Gare - 1925

• O Mamoeiro - 1925

• A Feira II - 1925

• Lagoa Santa - 1925

• Palmeiras - 1925

• Romance - 1925

• Sagrado Coração de Jesus I - 1926

• Religião Brasileira I - 1927

• Manacá - 1927

• Pastoral - 1927

• A Boneca - 1928

• O Sono - 1928

• O Lago - 1928

• Calmaria I - 1928

• Distância - 1928

• O Sapo - 1928

• O Touro - 1928

• O Ovo (Urutu) - 1928

• A Lua - 1928

• Abaporu - 1928

• Cartão Postal - 1928 • Antropofagia - 1929

• Calmaria II - 1929

• Cidade (A Rua) - 1929

• Floresta - 1929

• Sol Poente - 1929

• Idílio - 1929

• Distância - 1929

• Retrato do Padre Bento - 1931

• Operários - 1933

• Segunda Classe - 1933

• Crianças (Orfanato) - 1935/1949

• Costureiras - 1936/1950

• Altar (Reza) - 1939

• O Casamento - 1940

• Procissão - 1941

• Terra - 1943

• Primavera - 1946

• Estratosfera - 1947

• Praia - 1947

• Fazenda - 1950

• Porto I - 1953

• Procissão(Painel) - 1954

• Batizado de Macunaíma - 1956

• A Metrópole - 1958

• Passagem de nível III - 1965

• Porto II - 1966

• Religião Brasileira IV – 1970

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