TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHANDO A ALFABETIZAÇÃO LETRANDO

Artigo: TRABALHANDO A ALFABETIZAÇÃO LETRANDO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

É importante salientarmos aspectos relevantes na pesquisa de campo; é ela que nos trás a realidade de que toda a teoria educativa, aliada a uma prática reflexiva, certamente produziram efeitos significativos na construção do saber. Observar as diversas etapas da prática de educação infantil, certamente objetivarão na construção de saberes reflexivos, onde o foco não mais será o eu e sim o outro, somos apenas agentes deste conhecimento, prontos para levantar a bandeira da liberdade de expressão.

Segundo o aspecto dos professores a criança aprende brincando, nas interações sociais, com o meio, levando em conta suas experiências pessoais, seu contato familiar e com seus professores.

De acordo com Piaget apud Steinle; Suzuki (2009) a criança se desenvolve através da interação com o meio social, por meio das experiências adquiridas ela amadurece cognitivamente e assim avança de uma fase para outra, adaptando seus esquemas de ação.

Para os professores entrevistados, o objetivo da educação infantil é: o desenvolvimento integral da criança, nos aspectos físico, psicológico, intelectual, social e moral, proporcionando aprendizagens significativas.

Segundo Raizer (2009) na educação infantil as atividades propostas devem proporcionar um entrosamento entre o cuidar, o educar e o brincar oportunizando um desenvolvimento integral das crianças.

Os professores entrevistados concordaram que o papel do professor é proporcionar experiências diversificadas para desenvolver ao máximo as capacidades das crianças, sendo ele, o professor, um bom exemplo em atitudes frente à resolução de problemas, mostrando um espírito investigativo e criativo.

Steinle e Suzuki (2009) afirmam que o educador infantil tem uma “ missão” que é o seu diferencial; ele exerce uma influência sobre a formação da personalidade e do caráter dos seus alunos, na forma de interagir com a turma transmite muito mais do que simples conteúdos, deixa marcas para o resto de suas vidas.

Segundo os professores, a linguagem oral e escrita é trabalhada através de, contação de histórias ou roda da conversa, produções coletivas de textos, manipulação de livros e revistas, alfabeto móvel, colagem, etc...

O desenvolvimento da linguagem oral e escrita é de fundamental importância, pois é através delas que a criança se desenvolve plenamente em todas as demais áreas. È por meio da linguagem seja ela falada ou escrita, que o ser humano se expressa potencialmente em todas suas práticas sociais.

O processo de alfabetização inclui muitos fatores, e, quanto mais ciente estiver o professor de como se dá o processo de aquisição de conhecimento, de como a criança se situa em termos de desenvolvimento emocional, de como vem evoluindo o seu processo de interação social, da natureza da realidade linguística envolvida no momento em que está acontecendo a alfabetização, mais condições terá este professor encaminhar de forma produtiva o processo de aprendizagem, sem os sofrimentos habituais. (MASSINI-CAGLIARI apud LIMA; TEIXEIRA, 2009, p.22).

Os professores entrevistados afirmam que um ambiente alfabetizador favorece na aquisição da linguagem, participando atividades como, identificação dos nomes e do alfabeto, relação de palavras, bingos, jogos de memória e manuseio de livros e revistas.

Se observarmos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com