TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhando Com HP 12c

Trabalho Universitário: Trabalhando Com HP 12c. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  1.954 Palavras (8 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 8

Trabalhando com a HP-12C

Ligando a máquina

Use a tecla ON, no ângulo inferior esquerdo do teclado.

Se aparecer no visor um número diferente de zero, limpe o visor usando a tecla CLX (2ª fileira de baixo para cima, 5ª coluna).

Fixando o número de casas decimais para os cálculos. Inserindo a vírgula decimal. Adaptando a função calendário.

Agora, pressione a tecla f e depois a tecla 2. Isso faz com que a máquina passe a oferecer respostas com duas casas decimais. Se você precisa de mais precisão, pode usar f seguido de 3, de 4 ou de qualquer tecla até 9. Se você fizer f 0, a máquina usará números inteiros, sem fração decimal nenhuma.

Observe que sua máquina mostra, quando ligada, um visor 0.00. É que nos EUA, a vírgula decimal que usamos é um ponto, enquanto o nosso ponto separador de milhares é uma vírgula. Para usar a vírgula decimal a que você está acostumado, desligue a máquina. Agora pressione e mantenha pressionada a tecla ON. Aperte e mantenha pressionada a tecla •. Solte as duas teclas. Agora você verá no visor 0,00.

No Brasil, usamos a sequência DIA – MÊS – ANO para as datas. Outros países usam a sequência MÊS – DIA – ANO. Vamos impor à máquina nosso jeito. Faça g seguido da tecla 4 (observe as letras D.MY em azul na oblíqua da tecla 4). Pronto. A máquina escreve datas igual a você.

Efetuando operações básicas

Queremos somar 2 + 3. Faça 2, depois ENTER, depois 3, depois +. Seu visor vai mostrar o resultado: 5,00.

Para fazer 2 – 3, siga a mesma sequência, exceto no último passo. Em vez de +, aperte -. O visor mostra o resultado: — 1,00. Observe o número negativo.

Para fazer 2 x 3, ou 2 ÷ 3, basta trocar a tecla que comanda a operação. Assim, 2 ENTER 3 x, resulta em 6,00. 2 ENTER 3 ÷, resulta em 0,67.

Conhecendo o teclado e suas funções

Observe no teclado da HP 12C que cada tecla apresenta, além de letras ou símbolos em branco na parte de cima, letras ou símbolos em azul na parte oblíqua e letras ou símbolos em amarelo no fundo do teclado, acima da tecla. Enfim, cada tecla da máquina serve para coisas diferentes, dependendo do plano de trabalho. E como se muda o plano de trabalho ? Usando as teclas f (para as funções em amarelo) ou g (para as funções em azul). Se você, por exemplo, teclar 24, depois g, depois a tecla i (fileira superior, 2ª posição da esquerda para a direita), obterá no visor o resultado 2,00. Esse resultado corresponde à operação 24 ÷12. Agora, observe que, na parte oblíqua da tecla i aparece em azul exatamente 12÷. Se você, ao invés da tecla i como acima, teclar n, o resultado será 288,00. Isso corresponde a 24 x12. A função azul da tecla n é exatamente 12x.

Limpando as memórias da calculadora

A HP 12C possui uma série de alternativas de limpeza de memórias. No uso normal, podemos trabalhar com as memórias de visor, operacionais, financeiras e de programas.

Para apagar a informação na memória de visor, basta teclar CLX. Para apagar as memórias operacionais (pilha), basta teclar f , o que também apaga as memórias estatísticas. Para apagar as memórias financeiras, faça f FIN.

Uma operação que só deve ser feita com muito cuidado é f REG. Isso limpa todas as memórias da calculadora, inclusive as de linhas de programação. Entretanto, para apagar os programas é necessário pressionar ON e — ao mesmo tempo, liberando depois ON. Isso apaga TODOS os programas da máquina, exceto os residentes que já tenham vindo de fábrica. Logo, tenha cuidado com o acionamento da tecla —.

Calculando potências, inversos e raízes

Se você quer calcular 1,053, basta fazer 1,05 ENTER 3 yx. Resulta 1,16.

Se você precisa de 1/9, basta fazer 9 seguido de 1/x. Resulta 0,11.

Para calcular a raiz quadrada de 1,21, é suficiente fazer 1,21 g yx. Observe que g yx opera a raiz quadrada (símbolo em azul).

Para calcular a raiz cúbica de 1,331, a HP trabalha calculando 1,3311/3. Logo, deveremos fazer 1,331 ENTER 3 1/x yx. O resultado é 1,10, como se espera.

Recursos para o cálculo de percentuais

Para calcular o percentual de um número: seja obter 12% de 345. Faça 345 ENTER 12 %. Resultado: 41,40.

Para obter a variação percentual entre dois números: seja calcular o ganho obtido em um imóvel adquirido por R$ 34.000 e vendido por R$ 37.500,00. Faça 34000 ENTER 37500 %. Resultado no visor: 10,29.

Calcule quanto um número representa percentualmente de outro. Faça 46 ENTER 33 %T. Resultado: 71,74. O que quer dizer que 33 é igual a 71,74% de 46.

Limpando visor e memórias

Você já sabe que a tecla CLX limpa o visor. Esse recurso pode ser usado sempre que você digitar um número de forma equivocada pois só o visor é zerado. Se você usar f seguido de FIN, apagará as memórias financeiras da máquina.

Agora f seguido de REG (amarelo da tecla CLX) limpa todas as memórias de entrada da máquina. Veja: tecle 1 ENTER 2 ENTER 3 ENTER 4. Agora faça CLX. Observe que o 4 some do visor e aparece um 0,00. Mas o 1, o 2 e o 3 ficaram armazenados. (Para se certificar disso, aperte 1 vez a tecla R. 3. Outra vez a tecla de rolagem R. Aparece o 2. Outra vez e aparece o 1. Outra vez e aparece o 0,00 de novo. Pois bem. Agora faça f REG. Tente rolar a memória. Só aparece o mesmo 0,00).

Outras memórias da HP 12 C têm formas dedicadas para sua limpeza. Evite usá-las sem saber o que está programado na sua máquina.

Calendário

A HP 12 C tem bons recursos para trabalhar com datas. Em primeiro lugar, verifique se no visor de sua máquina aparece, em letras pequenas, D.MY. Se sim, isso quer dizer que sua máquina está preparada para trabalhar com entrada de dados de calendário no sistema que usamos no Brasil, ou seja, dia-mês-ano. Caso contrário, se não aparece D.MY, é preciso corrigir a situação pois nesse modo a máquina está no formato americano M.DY. Basta você fazer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com