TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taxa De Juros Nominal

Pesquisas Acadêmicas: Taxa De Juros Nominal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  215 Palavras (1 Páginas)  •  345 Visualizações

Taxa de juros nominal

88

Uma taxa de juros é dita nominal quando está expressa em unidade de tempo diferente da unidade de tempo do período de capitalização.

Assim, são taxas nominais de juros:

36% aa com capitalização trimestral;

10% at com capitalização mensal e

10% as com capitalização anual .

Portanto, em regime de juros compostos é necessário que se conheça a taxa de juros efetiva que é a utilizada nas fórmulas; isso exige a explicitação do período de capitalização.

Com estes conceitos retome o exemplo 3.3: a solução proposta para a possibilidade 1 adotou como taxa efetiva a taxa mensal proporcional de 3% am, e a solução proposta para a possibilidade 2 adotou como efetiva a taxa de 36% aa; entretanto, o enunciado do exemplo 3.3 deixam dúvidas sobre qual a taxa efetiva verdadeira.

Nesse exemplo, se taxa efetiva for a taxa mensal proporcional à taxa anual, a solução dada para a possibilidade 1 será a correta. Porém, se a taxa efetiva for a taxa anual de 36 %aa, a solução apresentada para a possibilidade 2 é que estará correta.

O montante gerado numa operação financeira, em regime de juros compostos, é sempre calculado a partir da taxa de juros efetiva. Se a taxa de juros dada for nominal calcule a taxa efetiva por proporcionalidade tomando como fator de proporcionalidade o número de

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com