TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto E Textualidade

Ensaios: Texto E Textualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 2

Para se produzir um texto com qualidade, antes é preciso estudar o que é texto e textualidade, Segundo Costa Val, texto ou discurso é uma ocorrência lingüística falada ou escrita, de qualquer extensão, dotada da unidade sociocomunicativa, semântica e formal. E a textualidade é um conjunto de características que fazem que um texto seja um texto, e não apenas uma seqüência de frases.

O texto será bem aceito quando existirem três aspectos:

O Pragmático: é expressar as idéias de forma concisa, clara e objetiva.

Semântico-conceitual: é o sentido do texto, ele precisa ser coerente.

Segundo a autora, um texto para ser coerente depende do conhecimento da língua e de mundo e do grau de compartilhamento desse conhecimento entre produtor e receptor. Se o receptor de um texto não conhecer bem a língua que lhe deu forma, bem como a realidade de que ele fala, com toda certeza irá classificá-lo como incoerente. A coerência textual depende também das inferências, da intertextualidade, dos fatores pragmáticos e interacionais (tipos de atos de fala na interação, contexto de situação, intenção comunicativa).

Formal: é a manifestação da coesão.

Para Ela, a coesão é responsável pela ligação dos sentidos isolados para evidenciar a estruturação da seqüência superficial do texto, não perdendo de vista o todo e a intenção com que se produz esse todo, para constituir finalmente um texto. Os mecanismos para a coesão de um texto podem ser o uso adequado dos operadores argumentativos, do léxico através da reiteração (repetição do mesmo item lexical: sinônimos, nomes genéricos etc.) e da colocação (uso de termos pertencentes a um mesmo campo significativo).

Costa Val, cita Beaugrande e Dressler (1983) como responsáveis pelos fatores pragmáticos da textualização que são eles:

Intencionadade: empenho do produtor em produzir um texto coerente, coeso, capaz de convencer o receptor determinada situação comunicativa.

Aceitabilidade: Expectativa de que o recebedor avalie o texto como coerente e coeso, relevante e capaz de levá-lo a alargar os seus conhecimentos ou de aceitar a intenção do produtor.

Situacionalidade: Elementos responsáveis pela pertinência e relevância do texto quanto ao contexto em que ocorre. Adequação do texto à situação sociocomunicativa.

Informatividade: Responde pela suficiência de dados no texto, como também pelo grau de previsibilidade nas ocorrências no plano conceitual e no formal.

Intertextualidade: Fatores que fazem a utilização de um texto dependente do conhecimento de outro(s) texto(s)

A unidade textual se constrói:

- No aspecto sociocomunicativo: através dos fatores pragmáticos (intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade)

- No aspecto semântico: através da coerência, informatividade, intertextulalidade.

-No aspecto formal: através da coesão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com