TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto E Textualidade

Casos: Texto E Textualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 3

TEXTO E TEXTUALIDADE

1. O que é texto

Para se compreender melhor o fenômeno da produção de textos escritos, importa entender previamente o que caracteriza o texto, escrito ou oral, unidade linguística comunicativa básica.

Pode -se definir texto ou discurso como ocorrência linguística falada ou escrita, de qualquer extensão, dotada de unidade sociocomunicativa, semântica e formal. Tem papel determinante em sua produção e recepção uma série de fatores progmáticos que contribuem para a construção de seu sentido e possibilitam que seja reconhecido como um emprego normal da língua. A segunda propriedade básica do texto é o fato de ele constituir uma unidade semântica.

De acordo com o conceito adotado, um texto será bem compreendido quando avaliado sob três aspectos: o pragmático, o semântico- conceitual, o formal.

2. O que é textualidade

Chama-se textualidade ao conjunto de características que fazem com que um texto seja um texto, e não apenas uma sequência de frases.

2.1 Coerência e coesão:

É considerada o fator fundamenta da textualidade, porque é responsável pelo sentido do texto.

Um discurso é aceito como coerente quando apresenta uma configuração conceitual compatível com o conhecimento de mundo do recebedor.

A coesão é a manifestação linguística da coerência e responsável pela unidade formal do texto, constrói-se através de mecanismos gramaticais e lexicais.

A coerência e a coesão têm em comum a característica de promover a inter- relação semântica entre os elementos do discurso, respondendo pelo que se pode chamar de conectividade textual.

Portanto, o fundamental para a textualidade é a relação coerente entre ideias. A explicação dessa relação através de recursos coesivos é útil, mas nem sempre obrigatória.

2.2 Os fatores pragmáticos da textualidade

A intencionalidade concerne ao empenho do produtor em construir um discurso coerente, coeso e capaz d satisfazer os objetivos que tem em mente numa determinada situação comunicativa.

Por outro lado, a concerne à expectativa do recebedor de que o conjunto de ocorrências com que se defronta seja um texto coerente, coeso, útil e relevante.

A textualidade é a situcionalidade, que diz respeito aos elementos responsáveis pela pertinência e relevância do texto quanto ao contexto em que ocorre.

O contexto pode, realmente, definir o sentido do discurso e, orienta tanto a produção quanto a recepção. Em determinadas circunstâncias, um texto menos coeso e aparentemente menos claro pode funcionar melhor, ser mais adequado do que outro de configuração mis completa. Oque é qualidade num texto argumentativo formal poderá ser defeito num poema, ou numa estória de suspense , ou numa conversa de botequim, por exemplo.

O ideal é o texto se manter num nível mediano de informatividade.

O texto com bom índice de informatividade precisa ainda atender a outro requisito: a suficiência de dados. Não é possível nem desejável que o discurso explicite todas as informações necessárias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com