TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto Nao Verbal

Artigo: Texto Nao Verbal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  374 Palavras (2 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 2

Integrar sensações e associar percepções dizem respeito àquele complexo ato de recepção de que falamos. Sensações e associações despertam a memória das nossas experiências sensíveis e culturais, individuais e coletivas de modo que toda a nossa vivência passada e conservada na memória seja acionada. Na realidade é necessário despertar aqueles valores ou juízos perceptivos a que já nos referimos, compreender uma interação entre passado e presente, entre as sensações de ontem e de hoje, mais a reflexão sobre elas para compará-las e perceber-lhes os pontos de convergência e/ou divergência. Esta recepção supõe o repertório do receptor e sua atuação reflexiva sobre as próprias experiências ambientais.

O resultado organizado dessas operações constitui a leitura, uma metalinguagem que se produz sobre o não-verbal espacial/ambiental e capaz de revelá-lo, produzi-lo enquanto texto não-verbal, O texto é linguagem-objeto sobre o qual se debruça a leitura metalingüística. O texto não-verbal existe no espaço, mas sua revelação depende da produção da sua leitura.

FERRARA inicia sua obra nos dizendo que, por mais que às vezes o pareça, a palavra, seja ela escrita ou falada, não é nosso único instrumento de comunicação. Existem inúmeros signos, símbolos, traços, que organizados, podem nos passar mensagens. Nós por exemplo, estamos a todo momento passando mensagens. O que comemos o que compramos o que vestimos, onde e como andamos tudo isso são escolhas que mostram nossas expectativas, como queremos ser vistos pelos outros.

A interpretação que cada pessoa faz de determinada imagem é uma relação entre a representação real que existe nesta imagem e outras representações possíveis ou eventuais. Todos os códigos presentes em nosso dia-a-dia são uma representação do universo, e cada código gera um signo e uma sintaxe específicos. A capacidade de representação de determinada linguagem, se torna mais segura à medida que se apóia na capacidade perceptiva dos sentidos em particular.

A cultura ocidental através de seu sistema verbal, nos fez associar as coisas por contigüidade, de maneira que qualquer elemento de um determinado sistema desperta em nossa mente todo um conjunto. Essa forma de associação privilegia a palavra, escrita ou falada, como melhor forma de expressão de pensamentos.

A semiótica é o estudo dos signos, de sua relação com o que eles representam, suas possíveis interpretações e sua classificação em ícone, índice ou símbolo.

...

Baixar como  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »