TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Considere A Relação Entre "conteúdo E Expressão" Em Um Texto não Verbal, Em Termos Do Percurso Do Olhar.

Artigo: Considere A Relação Entre "conteúdo E Expressão" Em Um Texto não Verbal, Em Termos Do Percurso Do Olhar.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  2.910 Visualizações

Página 1 de 2

A relação entre um texto verbal e não verbal é bem clara: verbal: é uso da escrita ou da fala como meio de comunicação; não-verbal: é o uso de imagens, figuras, desenhos, símbolos, dança, tom de voz, postura corporal, pintura, música, mímica, escultura e gestos como meio de comunicação.

Hjelmslev utiliza o termo função semiótica para designar a relação entre duas grandezas: conteúdo e expressão. Segundo o dinamarquês Hjelmslev, o que une a expressão ao conteúdo é a função semiótica (sistema de signos, permite o ato de linguagem, que é sempre determinado pelo uso). Essa função é solidária e pressupõe necessariamente um ao outro: “uma expressão só é expressão porque é expressão de um conteúdo, e um conteúdo só é conteúdo porque é conteúdo de uma expressão”

A relação entre conteúdo e expressão é, portanto, imediata, não sendo possível separar um do outro.

Considerando que Conteúdo e Expressão não se separam e que estão ligados, interdependentes para o processo de significação de um texto, no Plano do Conteúdo encontramos os elementos gerativos de significação, enquanto que no Plano da Expressão encontram-se (no caso de uma pintura) os elementos como o processo de estruturação da obra: a cor, a profundidade, a disposição dos objetos em cena colaborativos da geração de sentido para determinada obra.

Concluímos então que no Plano do Conteúdo é onde encontramos o conceito da obra, enquanto no Plano da Expressão encontramos a forma de como esse conceito será exposto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com