TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Textualidade

Dissertações: Textualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  1.672 Palavras (7 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 7

TEXTUALIDADE

1. Textualidade

é um conjunto de características que fazem com que um texto seja considerado como tal, e não como um amontoado de palavras e frases. Uma definição alternativa apontaria textualidade como uma premissa adotada pelo interlocutor (nessa instância o termo não é ligado ao texto, mas aos agentes do processo comunicativo), baseada em seus prévios conhecimentos estruturais e funcionais de texto, que permite através da consideração de vários fatores realizar a textualização de uma mensagem em determinada situação comunicativa.

Dois blocos de sete fatores, segundo Beaugrande e Dressler, são os responsáveis pela textualidade de qualquer discurso:

• Fatores semântico/formal (coerência e coesão);

• Fatores pragmáticos (intencionalidade, aceitabilidade, situacionabilidade, informatividade e intertextualidade).

A Lingüística Textual (LT) começou a se desenvolver na Europa a partir do final do anos 60, sobretudo entre os anglo-germânicos, e tem se dedicado a estudar os princípios constitutivos do texto e os fatores envolvidos em sua produção e recepção. Paralelamente ao desenvolvimento dessa teoria, do final da década de 60 até nossos dias, têm se fortalecido e se ampliado, no campo da Lingüística, os estudos voltados para fenômenos que ultrapassam os limites da frase, como o texto e o discurso, e interessados menos nos produtos e mais nos processos – a enunciação, a interlocução e suas condições de produção. Parece propício, portanto, neste momento, retomar o conceito de textualidade e repensá-lo, levando em conta contribuições advindas de lugares diferentes, como a Análise do Discurso, as teorias da enunciação, a Pragmática, a Análise da Conversação, os estudos sobre a língua falada, que nos convidam a incluir no campo de nossas reflexões fenômenos antes não considerados como propriamente lingüísticos.

Para atingir esse objetivo, um bom começo pode ser fazer um rápido panorama das tendências mais marcantes no interior da própria Lingüística Textual. Já em 1977, Maria-Elisabeth Conte apontou, no desenvolvimento da LT, três “momentos tipológicos”, isto é, três perspectivas de estudo, mais do que três etapas cronológicas, já que muitas reflexões e discussões ocorreram até simultaneamente, embora privilegiando enfoques e objetos diferentes.

2. Os sete fatores respónsaveis pela textualidade:

- Coesão

- Coerência

- Intencionalidade

- Aceitabilidade

- Situacionalidade

- Intertextualidade

- Informatividade

2.1 Os sete príncipios da textualidade se dividem em dois grupos:

. Princípios centrados nos aspectos linguísticos do texto:

- Coesão

- Coêrencia

. Princípios que se relacionam om fatores pragmáticos:

- Intencionalidade

- Aceitabilidade

- situacionalidade

- Intertextualidade

- Informatividade

3. Coesão:

“A função da coesão é de criar, estabelecer e sinalizar os laços que deixam os vários segmentos do texto ligados, articulados, encadeados.”

3.1 formas de fazer coesão no texto:

. Através da repetição.

Ex.

A senhora, uma dona de casa, estava na feira, no caminhão que vende galinhas. O vendedor ofereceu a ela uma galinha. Ela olhou para galinha, passou a mão embaixo das asas da galinha, apalpou o peito da galinha, alisou as coxas da galinha depois tornou a colocar a galinha na banca e disse para o vendedor:

“Não presta!”

Ai o vendedor olhou pra ela e disse:

“também, madame, num exame assim nem a senhora passava.”

. Atravéz da substituição.

. Substituição gramatical (retomada por meio de pronomes ou advérbios)

Ex: Furtei uma flor daquele jardim. O proteiro do edifícil cochilava, e eu furtei a flor. Trouxe-a para casa e a coloquei num copo. Logo senti que ela não estava feliz. O copo destina-se a beber e uma flor não é pra ser bebida.”(...)

Substituição lexial ( por sinônimos, hiperônimos, hipônimos)

Ex: Visitei o Chile no final do ano passado. O que mais gostei no país foi de sua gente solidária.

O menino sorria pra mim com carinho. Nem bem o conhecia, mas já gostava do garoto.

. Por conexão ou relação.

. conexão entre as palavras, entre orações e períodos atravéz de: conjunções, preposições, advérbios.

Ex: O povo brasileiro sempre acreditou numa mudança, mas essa mudança está difícil de acontecer.

3.2 coerência

A coerência textual é o instrumento que o autor vai usar para conseguir encaixar as “peças” do texto e dar um sentido completo a ele.

Cada palavra tem seu sentido individual, quando elas se relacionam elas montam um outro sentido. O mesmo raciocínio vale para as frases, os parágrafos e até os textos. Cada um desses elementos tem um sentido individual e um tipo de relacionamento com os demais. Caso estas relações sejam feitas da maneira correta, obtemos uma mensagem, um conteúdo semântico compreensível.

O texto é escrito com uma intencionalidade, de modo que ele tem uma repercussão sobre o leitor, muitas vezes proposital.

Em uma redação, para que a coerência ocorra, as idéias devem se completar. Uma deve ser a continuação da outra. Caso não ocorra uma concatenação de idéias entre as frases, elas acabarão por se contradizerem ou por quebrarem uma linha de raciocínio. Quando isso acontece, dizemos que houve um quebra de coerência textual.

A coerência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com