TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipo De Narradores De Contos

Casos: Tipo De Narradores De Contos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 2

Narrador onisciente intruso: Tem a liberdade de narrar à vontade, adotando um ponto de vista divino, para além dos limites de tempo e de espaço. Um eu que tudo sabe, tudo segue, analisa, comenta, critica, sem neutralidade. Esse tipo de narrador não nos deixa esquecer de que estamos diante de uma ficção. Alguns textos de Machado de Assis, por exemplo.

Narrador onisciente neutro: Em 3ª pessoa. A única distinção em relação ao narrador onisciente intruso é que ele não tece comentários. Dos romances realistas no geral. Distinção entre narrar e mostrar: Quanto mais o narrador intervém, mais ele conta. Quanto menos, mais ele mostra. Idéia de retrato. Madame Bovary, por exemplo. E os romances de Henry James.

Narrador-testemunha: Narra em primeira pessoa; é um personagem secundário da narrativa, que pode observar de dentro os acontecimentos e os personagens, trazendo um ponto de vista mais direto e verossímil. Alguém que viveu está contanto. Normalmente nós acreditamos na testemunha. O ângulo de visão é mais limitado, pois ele só pode narrar o que sabe, vê ou ouve. Exemplo: Dois irmãos, Milton Hatoum.

Narrador onisciente seletivo: Diferente do narrador onisciente que sabe tudo sobre todos os personagens. Exemplo: conto "Amor". Não sabemos nada sobre o cego, sobre o marido de Ana, sobre seus filhos. A narração é centrada e se limita a um centro. Os canais são limitados aos sentimentos, percepções e gestos da personagem principal.

Narrador-protagonista: O narrador é o personagem central; não tem acesso ao estado mental das outras personagens; narra de um centro fixo, limitado, quase que exclusivamente às suas percepções, sentimentos e pensamentos. Riobaldo, de Grande Sertão: Veredas, por exemplo.

Mistura: é muito freqüente o autor optar por misturar os pontos de vista. O texto pode vir a ganhar com isso, sobretudo, em verossimilhança. Nenhum Olhar, José Luis Peixoto, por exemplo.

...

Baixar como  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »