TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipologia Textual Narrativa

Ensaios: Tipologia Textual Narrativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 4

Tipologia textual narrativa

Entenda-se por tipologia narrativa aquela em que os verbos indicam ação, aliás a própria palavra narração contém em seu bojo esta noção, ou seja, “narrar/ ação”. Trata-se, pois, de uma sucessão de fatos ou acontecimentos vividos, geralmente, por uma personagem, num certo tempo e num determinado lugar. A tipologia narrativa é estruturada como num filme, repleto de cenas, cheia de dinamismo, portanto muito movimentada. Se comparássemos com a tipologia descritiva, diríamos que esta parece mais relacionada com a fotografia, sem movimento, mais parada, mais estática.

Tempo

Na tipologia narrativa o tempo é relativo a quando ocorreram os fatos narrados. Compreenda-se por fatos o conjunto de acontecimentos da história. O tempo pode ser cronológico, “quando marcado no relógio”, ou seja, quando percebido na história (ontem, há dez anos, era uma vez, à noite, Amanhecendo, etc.) Já o tempo baseado em recordações da infância nos pensamentos da personagem protagonista,ou de outra qualquer é chamado de psicológico, pois é mais uma volta, através de lembranças, a um tempo que ficou lá atrás, no passado remoto e que flui na mente do autor ou da personagem.

Espaço

É o local onde ocorrem ou ocorreram os fatos e pode ser aberto, quando amplo, uma cidade seria um bom exemplo, com suas ruas, casas, bairros, etc. Pode ser também fechado, ou seja, toda a história se desenrola num cômodo da casa, o quarto, por exemplo.

Personagem

Pode ser protagonista(s) quando fundamentais e principais no enredo. Pode ser também antagonista, quando contrária à principal, ou secundária, quando de menor importância. Uma personagem pode ainda ser apenas uma caricatura, ou a imagem de um super-herói, pode ser de ficção científica como igualzinha a um ser humano, portanto decalcada da realidade. As personagens variam de acordo com a trama da história.

Foco narrativo

O modo como o autor conta a história constitui o foco narrativo, que pode ser de primeira pessoa, onde o narrador é participante dos acontecimentos, ou será de terceira pessoa, onde o narrador é apenas um observador dos acontecimentos. No primeiro caso temos o narrador atuante, participante e no segundo, distante, imparcial, observador.

Tema

É a intenção do autor em contar os fatos, é o objetivo do autor em relatar o que aconteceu, é onde ele quer chegar com todo o enredo, toda a trama, enfim com toda a sua narrativa. O tema pode ser explícito ou estar implícito no conteúdo ou contexto da narrativa.

Exemplificando

Para que não fique uma teoria literária muito extensa, vamos exemplificar e mostrar na prática de análise como funciona tudo isso; vejamos, portanto, um pequeno trecho do romance Vidas Secas de Graciliano Ramos.

“Estavam no pátio de uma fazenda sem vida. O curral deserto, o chiqueiro das cabras arruinado e também deserto. Certamente o gado se finara e os moradores tinham fugido. Tudo anunciava abandono. Fabiano procurou, em vão, perceber um toque de chocalho. (…) Avizinhou-se da casa, bateu, tentou forçar a porta, encontrando resistência, voltou desanimado. Rodeou a tapera, penetrou num cercadinho cheio de plantas mortas.Trepou-se num mourão do canto, viu um barreiro vazio e um bosque de catingueiras murchas. Trouxe uma braçada de madeira meio roída pelo cupim, viu os meninos adormecidos e não quis acordá-los. Preparou tudo para a fogueira.”

Compreendendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com