TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos De Texto

Pesquisas Acadêmicas: Tipos De Texto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  1.498 Palavras (6 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 6

1. Tipos de textos

Dificilmente um texto apresenta somente descrições ou narrações, ou dissertações puras, embora haja uma estrutura dominante, um esquema fundamental.

Para redigir bem é necessário o conhecimento das diferentes formas de composição do texto, a fim de aplicá-las adequadamente, segundo as

Só se descreve o que pode ser percebido sensorialmente; só se narra o que é factual, o que tem história, o que acontece no tempo; só se disserta com o juízo, raciocínios e ideias. Quem disserta não contas fatos (função de texto narrativo), também não retrata seres, como nas descrições; cita os fatos para interpretá-los e relacioná-los, usa seres nas articulações do raciocínio. Portanto, de acordo com os objetivos de uma redação, haverá prepondererância de um tipo especifico de tratamento do assunto, que pode ser a descrição, a narração ou a dissertação.

Apesar dessa preponderância, na redação literária ou técnica, emprega-se, geralmente, o conjunto dessas formas de redação, mas para efeito didático aqui serão analisadas separadamente.

2. Descrição

2.1. Conceituação

Descrição é a representação verbal de um objeto sensível. Compara-se à fotografia, mas admite interpretação, salvo se trata de descrição técnica.

Além da utilização dos sentidos na elaboração de um texto descritivo, há ainda que ser considerado o ponto de vista do observador, que revela sua posição afetiva diante do ser descrito. São três os pontos de vista que podem ser assumidos pelo observador ao se elaborar um texto descritivo:

1º) Ponto de vista físico - distribuição das características no texto.

2º) Ponto de vista linguístico - palavras empregadas.

3º) Ponto de vista psicológico - esse ponto de vista é de extrema importância, uma vez que dele resultam dois tipos de descrição: a descrição objetiva e a descrição subjetiva.

A descrição subjetiva evidencia impressão pessoal que se dá pela interpretação pessoal, particular do objeto. Reflete-se, com esse ponto de vista, o estado de espírito do observador. Dessa forma, um mesmo objeto descrito em momentos diferentes pode se apresentar de formas diferentes, dependendo da simpatia ou antipatia de quem o observa.

A descrição objetiva apresenta a produção descritiva de forma realista, exata. Assim, detalhes, como cor, peso, tamanho, entre outros detalhes, são de fato como se apresentam. Esse é o ponto de vista das descrições técnicas e científicas, dos relatórios, dos textos injuntivos, como manual para instalação ou funcionamento de aparelhos, literatura realista, novelas policiais, textos de propaganda turística, verbetes de dicionários, enciclopédias e no jornalismo.

2.2. Espécies

Há quatro espécies principais de descrição:

a) de ser animado ou inanimado (pessoa, animal, objeto);

b) de interior (ou ambiente);

c) de paisagem;

d) de cena.

Costuma-se chamar retrato a descrição de pessoa, pois corresponde, realmente, a uma fotografia feita por meio de palavra, destacando-se traços capazes de transmitir uma impressão de conjunto. Uma boa descrição de pessoa é a que procura selecionar os aspectos particularizantes mais significativos, sem acumular detalhes supérfluos.

Na descrição de interior, visualiza-se um ambiente; a sala de estar, a biblioteca, com seus aspectos peculiares, moveis e adornos pertinentes.

Para descrever uma paisagem, o observador abrange, de uma só vez, totalidade do panorama; depois, aos poucos, vai enumerando as partes do todo, de preferência, pela ordem de proximidade.

A descrição de cena é movimentada, dinâmica, ao contrário das demais, que são de natureza estática. Para se descreve uma cena, admitem-se fase, isto é, um desenvolvimento progressivo no tempo. Não se deve confundir com a narração, que é uma sequência de fato. A descrição apresenta aspectos sucessivos de mesmo fato.

Alguns autores consideram a descrição uma “expansão” da narração, pois para narrar um fato é necessário descrever pessoas, situá-las em ambiente etc.

2.3. Estrutura

A descrição admite as seguintes partes:

a) Apresentação

Na apresentação do objeto da descrição, que corresponde à introdução, usa-se, muitas vezes, um período de narração, como, por exemplo: “O novidadeiro empurrou a porta e penetrou em uma pequena sala...”

b) Pormenorização

Considera-se pormenorização a parte central de uma descrição. É a enumeração de detalhes característicos, que deve facilitar a “visualização” do que está sendo descrito, sem a acumulação desordenada de elementos que não concorrem para este fim.

c) Dinamização.

A Dinamização ocorre nas descrições de cenas e caracteriza-se pela sucessão de fases ou aspectos relativos ao mesmo fato.

d) Impressão

É característica da descrição psicológica, que envolve a interpretação do autor. São sensações visuais, auditivas, táteis, gustativas, olfativas, traços emocionais ou reflexões externadas pelo escritor.

2.4. Características

A descrição pode ser literária ou técnica, segundo sua finalidade. De maneira geral, a descrição literária é mais subjetiva, enquanto a técnica não prescinde da objetividade. Nada impede, contudo, que uma descrição técnica apresente qualidades literárias, como ocorre no seguinte texto:

“Não há vida sem células. E, a exemplo da própria vida, que tantas diversidades apresentam, variam as formas e funções das células que constituem os seres. Algumas células vivem isoladas, com seres livres e independentes; outras pertencem a comunidades displicentemente organizadas, movendo-se de um lugar para o outro, ao passo que outras, ainda, vivem imobilizadas, como partes de um tecido de um organismo maior: Seja qual for sua forma ou comportamento, a célula é a unidade básica de toda matéria viva. A natureza colocou no seu interior, em embalagem microscópica, todos os elementos e processos necessários à sobrevivência, num mundo constantemente em evolução”

Como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com