TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE TEXTOS

Trabalho Escolar: TIPOS DE TEXTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2013  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  1.611 Visualizações

Página 1 de 2

De acordo com a pesquisa feita na revista veja, percebemos que os gêneros são dinâmicos e sofrem variações na sua constituição, que em muitas ocasiões resultam em outros gêneros. Eles são tipos específicos de textos, de qual quer natureza literária ou não tanto na forma oral como na escrita.

Os gêneros textuais são caracterizados por função especifica. Percebemos que eles são reconhecidos pelas características funcionais e organizacionais que exibem e pelos contextos onde são utilizados. É também forma de iteração, reprodução e possíveis alterações sociais que constituem ao mesmo tempo, processos e ações sociais.

Conforme a pesquisa feita na revista retirou cinco gêneros, aos quais são:

* Entrevista: onde se pressupõe dois aspectos, o de entrevistar e o da transcrição sob a forma de perguntas e respostas, ou ainda do relato do diálogo estabelecido entre o entrevistador e o entrevistado.

* Anúncio: para elaborar-se um bom anúncio, a boa comunicação é imprescindível para se conseguir chamar a atenção do público,neste gênero deve-se destacar as qualidades e vantagens do produto ou serviço

que esta sendo oferecido,para isso é importante usar um texto bem elaborado e persuasivo,junto a isto também deve ser apresentadas todas as informações importantes com relação ao que esta sendo anunciado,como por exemplo local de venda,endereços para contato,etc.

* Discurso: deve ser claro,objetivo e envolvente,pois o orador deve ter boa dicção,boa argumentação e saber organizar suas ideias de maneira coesa e coerente.Durante nossas pesquisas destacamos um discurso político,que é um texto com características argumentativas,e fortemente persuasivo,claro que esses artifícios foram usados em nome do bem comum.

* Musical:nesta categoria pode-se explorar os inúmeros ritmos musicais e suas vertentes e os gêneros que definem e classificam as musicas em todas as variáveis competentes.

* Informativo:este gênero é mais especifico,pois nele só se pode trabalhar com os fatos que ocorrem em nosso cotidiano,e este gênero pode ser facilmente reconhecido pelo emprego da função apelativa utilizada por grande parte dos repórteres.Outra característica linguística nele presente é a amplitude da objetividade e persuasão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com