TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de textos

Seminário: Tipos de textos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  Seminário  •  2.460 Palavras (10 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 10

Tipos textuais

Antes de iniciar o estudo dos tipos textuais, é necessário definir, de antemão, o que significa a palavra texto, pois não adianta conhecer como se classificam o texto se o leitor não souber o que, de fato, pode ser considerado como tal.

A palavra texto originou-se do latim e significa tecido. Trata-se de uma metáfora, pois o tecido só pode ser considerado como tal se seus fios estiverem entrelaçados, unidos, de maneira que formem um todo. O mesmo acontece com um texto, as palavras devem estar combinadas de modo a constituirem frases, as quais, por sua vez, relacionam-se de modo a constiutir um todo significativo. Sendo assim, um texto nada mais é que uma unidade de sentido.

Tradicionalmente, classificam-se os textos como narrativos, descritivos, dissertativos. Cada um deles possui estrutura específica, características individuais e funções distintas, uma vez que é manifestação linguística de alguém.

Texto narrativo

Texto que visa a discorrer sobre fatos, relatar episódios, acontecimentos e histórias verdadeiras (narrativa real) ou fictícias (narrativa ficcional). O texto narrativo possui uma sequência de acontecimentos (começo, meio e fim) que pode ter sua ordem alterada pelo escritor, dependendo do efeito que ele pretenda alcançar. São exemplos de narrativas: romance, novela, conto, crônica, anedota e, até, histórias em quadrinhos.

Leia:

Antônio, seis ou sete anos, tinha o aniversário de um amigo, o Bruno, lá num daqueles bufês no Itaim. Festa das seis às nove da noite. O pai, Lorenzo, conhecido por suas distrações, ficou de levar o garoto ao tal bufê. Depois, iria pegar a Emília, iriam a um cinema e voltariam par a buscar o menino.

E assim foi feito. Lorenzo deixou Antônio no bufê, pegou a esposa e foram para o cinema. Nove da noite, conforme o combinado, foram buscar o pimpolho. Tocaram a campainha, veio o menino.

Já no carro:

— Tava boa a festa do Bruno, filho?

A festa tava boa, só que você errou de bufê. Era aniversário de uma menina que eu nunca tinha visto na vida. Mas foi legal. Ajudei até o mágico. O nome dela é Nadrea.

Internet: <www.marioprataonline.com.br

1. Explique por que o texto acima é narrativo?

2. O narrador participa da história?

3. Quem são os personagens da história? Os personagens são Bruno, Lorenzo – o pai- e Emília.

4. Levante hipóteses:

a) Em que tempo o fato relatado pelo narador ocorreu?

b) Em que espaços(s)?

5. Os acontecimentos podem ser organizados de acordo com a ordem em que aconteceram. Releia o texto e informe a ordem em que tudo aconteceu.

Texto descritivo

Texto em que é feita a caracterização de uma pessoa, um animal, um objeto ou uma situação qualquer. É um texto em que não há progressão temporal, já que apenas põe em relevo as propriedades e aspectos dos elementos num certo estado, considerado como se estivesse parado.

Nos enunciados descritivos podem até aparecer verbos que exprimam ação, movimento, mas os movimentos são sempre simultâneos, não indicando progressão de um estado anterior para outro posterior.

Características de uma descrição:

Encadeamento de informações. Todos os enunciados apresentam ocorrências simultâneas.

Riqueza de detalhes e a presença abundante dos adjetivos.

Não existe temporalidade (datas), tanto que se pode alterar a seqüência, sem afetar basicamente o sentido.

Uso dos cinco sentidos.

Texto estático, pois faz um uso reiterado de verbos de estado (e não de ação).

A descrição é um processo de caracterização que exige sensibilidade daquele que descreve, para sensibilizar também aquele que lê. Sendo assim, ela se baseia na percepção – nos cinco sentidos: visão, tato, audição, paladar e olfato. Observe o trecho a seguir:

“ Naquela casa azul da esquina, mora o seu João da marcenaria. Lá ele mora com seus quatro filhos, a Joana que trabalha no hospital, a Maria da lojinha, o Roberto do mercado e o Julinho o caçulinha, e com a sua esposa Dona Rita, cozinheira de mão cheia, que faz bolos e docinhos para aniversário.”

A apresentação conjunta de traços físicos e psicológicos permite que a descrição se torne mais concreta, mais sensível e mais capaz de fazer o leitor realizar em sua imaginação o objeto descrito/ser descrito. Mesmo assim, às vezes, é possível visualizar a descrição sob dois enfoques.

Texto dissertativo

Texto em que se faz uma exposição de opiniões, pontos de vista, fundamentados em argumentos e raciocínios baseados na vivência, na leitura, na conclusão a respeito da vida, dos homens e dos acontecimentos.

No texto dissertativo, o autor tem maior preocupação com o uso dos conectores, com a sintaxe, e, ainda, as corretas relações semânticas entre as palavras.

Características de uma dissertação:

Encadeamento de ideias e raciocínio.

Os assuntos são tratados de maneira abstrata e genérica.

As relações internas e a coerência entre as frases é que lhe garantem o sentido, já que são os mecanismos de coesão (conjunções, preposições e pronomes relativos, demonstrativos) e as palavras abstratas que integram a estrutura básica do texto.

Estrutura padrão da dissertação:

Introdução: contém o tema ou tese ou tópico frasal – afirmação sobre determinado assunto, em que se percebe uma tomada de posição sobre o que se quer provar, explicar, defender, comentar, expor, exemplificar.

Desenvolvimento (argumentação): exposição objetiva ou subjeiva dos argumentos, de raciocínios que devem fundamentar o nosso ponto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com