TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Conto Africano

Artigos Científicos: Um Conto Africano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 3

UM CONTO AFRICANO

INTRDUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo fazer uma síntese da história de “As Tranças de Bintou”. O livro fala sobre diversidade e abordando o tema consciência negra. As Tranças de Bintou conta a história de uma criança que vivia na África e sonhava em ter tranças longas enfeitadas com pedras coloridas e conchinhas, como as de sua irmã mais velha e de outras mulheres de seu convívio. Ela não consegue o que quer, pois segundo a tradição de sua tribo na África as crianças só podem usar cabelos amarrados, só quando atinge juventude poderão utilizar tranças nos cabelos. Isso tudo por uma questão de facilitar o dia- dia das crianças. Assim o mesmo apresenta belas ilustrações e os personagens bem delineados. Permitindo ao leitor uma visão da cultura africana, levando-a, repensar também a cultura brasileira.

SÍNTESE REFLEXIVA

As tranças de Bintou é um conto africano escrito por Sylviane A. Diouf que narra à história de uma menina africana que sonhava em ter tranças compridas e belas como todas as mulheres mais velhas de sua aldeia. Mas, como ainda é criança, tem de se contentar com os birotes.

O Principal objetivo das abordagens integradas é promover o elo entre conceitos, visando o conhecimento global e o rompimento de barreiras entre as disciplinas. Possibilita o aprofundamento e compreensão da relação teoria/prática e contribuem para uma formação crítica do educando. Neste sentido percebe-se o quanto o campo de conhecimento pode ser amplo, com uma diversidade capaz de intensificar em cada um sua melhor atuação, é de extrema importância fazer com que o conhecimento seja visto com toda essa diversidade de expressões, para que também possa haver respeito pelo desenvolvimento de cada um conforme a suas capacidades e maturidade cognitiva.

Ao permitirmos que as crianças percebam conceitos mais abstratos funcionando na realidade de seu mundo familiar, forja-se outro elo significativo de aprendizagem. Isso mostra que a criança aprendeu outro conceito fundamental para seu desenvolvimento cognitivo. Na história de Bintou isso ocorre quando a personagem não se conforma e questiona porque não pode ter tranças. É ali que entra a figura da pessoa mais experiente da família a avó. Pois assim como nas experiências científicas o aprendizado passa de geração em geração e é aperfeiçoado com o tempo.

Podemos observar a Abordagem Integrada da Aprendizagem, apresenta as experiências científicas integradas com as diferentes áreas do currículo como uma possibilidade de enriquecimento da aprendizagem e melhor desempenho mental das crianças. É preciso manter um elo entre as diferentes áreas curriculares, utilizando as reflexões e experiências científicas como um apoio à prática educativa.

Seja na vida cotidiana como o caso de Bintou ou na vida acadêmica que valoriza mais as experiências científicas.

PROPOSTA

As diferentes áreas da educação possibilitam o enriquecimento da aprendizagem e melhoram o desempenho mental e educativo. Atividades de matemática oferecem vias de quantificação, sendo parte integrante de toda a ciência. Algumas atividades são partes necessárias de uma experiência cientifica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com