TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Variação lingüística

Relatório de pesquisa: Variação lingüística. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/1/2015  •  Relatório de pesquisa  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 2

A Língua varia de acordo com a situação, com a idade do falante, com a formalidade ou informalidade do encontro, com as pessoas envolvidas, etc. Possuímos diversos contextos em que a língua se acomoda. Como esse fenômeno acima descrito é chamado?

Variação Linguística

Vivo do currá pro mato, Sou correto e munto izato, Por farta de zelo e trato Nunca um bezerro morreu. Se arguém me vê trabaiando, A bezerrama curando, Dá pra ficá maginando Que o dono do gado é eu. Os versos acima são de Patativa do Assaré, poeta popular cearense, retirado da internet. Considerando que em cada região brasileira a língua portuguesa sofreu diferentes influências culturais - e por isto incorporou diferentes formas de expressão, o que aos poucos deu origem a diferentes dialetos, diferentes modos de expressar ou representar uma mesma ideia ou história, um mesmo sentimento ou conceito -, daí podermos afirmar que:

representa adequadamente a fala dos vaqueiros

A coesão textual é responsável pela "tessitura do texto". Essa coesão permite estabelecer referências textuais e dar sequência às ideias formuladas. Leia, atentamente, o período, observe e determine que alternativa revela a análise

correta da coesão desse trecho.

Ambos os pronomes oblíquos se referem ao aluno.

A comunicação prevê que os usuários da língua utilizem construções adequadas para que a mensagem possa ser devidamente compreendida. Qual dessas sentenças não transmite uma comunicação eficiente?

Bom dia, a senhora rifa comprar mim ajudar nela eu?

Sabemos que existe uma diferença entre a linguagem informal e formal. A primeira está presente nas conversas do dia a dia, permitindo que utilizemos daquela infinidade de recursos. Já a linguagem formal é um pouco mais complexa, pois está relacionada ao que chamamos de padrão formal, isto é, aquele estilo que é comum a todos nós. Qual das frases abaixo representa a linguagem informal?

Me dá um beijo

Considerando as diferenças entre língua oral e escrita, indique a opção que representa uma inadequação da linguagem usada ao contexto.

"Muitíssimo bom dia! Gostaria de convidar-lhe a adentrar ao oceano para iniciarmos a prática da modalidade esportiva denominada surfe" - um surfista que fala para um amigo.

Podemos citar como fator de coerência:

O conhecimento de mundo e o conhecimento compartilhado.

Leia a definição a seguir.

"É a ligação entre os elementos de um texto. No interior de uma frase, entre as frases e entre os vários parágrafos, pois alguns termos fazem-se necessários para que o leitor possa receber o texto como uma i

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com