TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Variações lingüísticas e linguísticas

Seminário: Variações lingüísticas e linguísticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Seminário  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 2

Para aprofundar essa discussão, leia o capítulo 1, “Linguagem e variação linguística”, do livro Gramática – texto: análise e construção de sentido, de Maria Luiza M. Abaurre e Marcela Pontara, presente em seu material didático.

Para aprofundar essa discussão, leia o capítulo 2, “Oralidade e Escrita”, do livro Gramática – texto: análise e construção de sentido, de Maria Luiza M. Abaurre e Marcela Pontara, presente em seu material didático.

AULA 01 – Análise Textual

Norma culta: a necessidade de adquirirmos uma linguagem mais elaborada, se dá porque às vezes precisamos usar uma linguagem mais formal. Adquirir outros modos de falar, apenas “alarga nossa capacidade de comunicação”.

Serve para :

• Comunicar nossa maneira de pensar

• Defendermos ideologias

• Expressar nossos sentimentos

• Difundirmos ideias

A língua é um produto social e cultural constituído por signos linguísticos, caracterizado por um código, e a linguagem é o veículo de expressão. Como vimos anteriormente, a língua também varia de acordo com o contexto de comunicação, já que não falamos sempre do mesmo modo. Sendo necessário, portanto, distinguir informalidade da linguagem vulgar ou popular.

** Fala forma (culta ) e Informal ( coloquial )

Variações de Linguagens

De acordo com a região em que é falado, formando o que chamamos de dialetos regionais ou geográficos.

Assim como a dança, a música, as imagens, os gráficos e os gestos, as línguas são diferentes formas de expressão ou linguagens. Uma vez que o texto é um produto social, existe uma relação intrínseca entre ele, a cultura, o momento histórico e a ideologia em que é formado.

Diferença de Lingua e Linguagem

Podemos dizer que linguagem é uma faculdade (capacidade) que permite exercitar a comunicação, latente ou em ação.

Já a língua refere-se a um conjunto de palavras e expressões usado por um povo, por uma nação, munido de regras próprias (sua gramática).

A linguagem é uma capacidade humana e a língua uma espécie de “contrato” entre as pessoas em uma sociedade e é por ser uma capacidade humana que os analfabetos conseguem se comunicar, mesmo sem saber ler e escrever. Isso quer dizer que, para haver comunicação, basta o indivíduo “acionar” a capacidade mental (linguagem) e articular o código social (língua).

Linguagem não verbal e verbal **

Contexto verbal: utiliza a escrita ou a fala para estabelecer comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com