TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violência Policial Contra Negros no Brasil

Por:   •  20/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

“Violência Policial contra Negros no Brasil e no Mundo”

Em pleno 2020, onde o Mundo fala em igualdade social e direitos iguais, parece até que não é verdade que em um país como Brasil, onde 56% da população é negra ou parda, o número de negros mortos por ano ainda seja tão grande, cerca de 23.100 por ano, isso dá uma média de 63 por dia, um assassinato a cada 23 minutos.

O preconceito e a violência ainda são um dos maiores causadores dessa estatística tão alta. Infelizmente, histórico de policias envolvidos em casos de assassinato de negros, são uma boa parte dessa estatística. Já é de conhecimento público inúmeras histórias envolvendo brutais e muitas vezes injustos assassinatos de negros por policiais, fato que já acontece há anos. Mas hoje com o acesso fácil, com a internet, esse tipo de informação que muitas vezes a gente não chegava saber, chega até nós ou a qualquer parte do mundo quase instantaneamente, como foi o caso de George Floyd.

Uma história que serviu para chamar a atenção do mundo sobre como ainda hoje à violência e o preconceito contribuem para esse alto índice de mortes de negros. O mundo se comoveu e ficou em choque com os policiais que usaram de seu poder para agir com tanta violência, pior ainda, alimentar tanto preconceito. As imagens deixam nítido, nesse caso, a falta de empatia com o cidadão negro, esses policiais agiram contra qualquer norma, senso comum, ou valores de humanidade.

Aqui no Brasil, temos o caso mais recente do menino João Pedro de 14 anos, que morreu em casa ao brincar com amigos, policias invadiram o terreno da casa dele, jogaram duas granadas, disparam diversos tiros e um deles pegou infelizmente atingiu o menino que não resistiu e faleceu.

Quando paramos para pensar sobre as consequências desse tipo de ato, nos deparamos com a impunidade, no caso de George Floyd, os policiais, dos Estados Unidos, um país tão evoluído, já estão livres logo após pagar fiança, no Brasil os policiais só foram retirados das ações em campo, ainda estão trabalhando em funções administrativas.

É inadmissível, a sociedade não refletir, mais que isso, não começar a cobrar atitudes e respostas mais congruentes com os fatos. Precisamos usar mais a empatia, o amor ao próximo, fico aqui pensando na família de George Floyd e de João Pedro, no sofrimento, na dor, e em sua impotência sobre tanta crueldade, violência e preconceito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (46.5 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com