TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

WILLES: PALAVRAS QUE DIZAM AMOR

Tese: WILLES: PALAVRAS QUE DIZAM AMOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  Tese  •  5.904 Palavras (24 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 24

ETAPA 1 – VERBOS: PALAVRAS QUE DIZEM MUITO

APRESENTAÇÃO DO CURSO

Apresentamos a você o Curso de Nivelamento em Língua Portuguesa. Pronto para mais este desafio?

O objetivo deste curso é aprimorar alguns conceitos sobre o uso das regras básicas da Língua Portuguesa através de um estudo simplificado, e fixar o conteúdo através de atividades interativas.

Pensando em facilitar a compreensão e o estudo da Língua Portuguesa, o curso foi dividido em quatro etapas. Vamos conhecer cada uma delas para que você possa estar por dentro do que aprenderá durante esse curso?

A primeira etapa, intitulada “Verbos: palavras que dizem muito” inicia com o uso dos verbos em si, explicando de forma clara e simplificada os seus principais usos e dicas de como utilizá-los de forma prática.

Ortografia, tonicidade da sílaba, acentuação e uso da crase é o assunto que será abordado na segunda etapa. Você verá, de forma prática, como trabalhar com estes temas, que muitas vezes causam dificuldades.

Pontuação e parágrafo serão apresentados na terceira etapa. Algumas dicas importantes sobre estes temas serão abordados de forma simplificada.

O estudo do texto é o tema abordado na quarta etapa. Você conhecerá as regras para escrever bem um texto. Coesão e coerência, concordância e regência são temas que serão discutidos e praticados nesta etapa, para que você, acadêmico(a), possa praticar melhor a sua habilidade em desenvolver textos.

As autoras.

VERBOS: PALAVRAS QUE DIZEM MUITO.

Caro (a) leitor(a)!

Estamos prestes a iniciar os estudos que abordarão o uso dos verbos. Você já se perguntou qual a origem da palavra verbo?

Verbo deriva do latim verbum, que tem origem indo-europeia werdHom. Possui a mesma raiz wer (falar), do germânico wordam (palavra).

Afinal, para que usamos o verbo? Verbo é toda palavra que exprime um processo que se passa no tempo. Pode significar ação, estado, fenômeno da natureza. Muitas informações importantes estão contidas no verbo, tais como tempo, modo, pessoa, voz e número, que estudaremos com detalhes adiante. Também são classificadas como palavras que podem ser conjugadas.

De acordo com Cunha (2001), o verbo é uma palavra variável que exprime o que se passa, isto é, um acontecimento representado no tempo. O verbo, segundo Cunha, não tem uma função que lhe seja privativa, pois também o substantivo e o adjetivo podem ser núcleos do predicado. Porém, individualiza-se pela função obrigatória de predicado. Observe o exemplo: Paula convidou os amigos. Também podem estabelecer ligação entre um nome e uma característica, como em Ana está feliz.

Agora que já sabemos qual a função dos verbos, vamos conhecer um pouco mais sobre eles.

Para descontrair...

Na aula de português, a professora pergunta para Joãozinho:

- Joãozinho, qual é o futuro do verbo roubar?

Ele, sem pestanejar, responde:

- Ir preso, professora.

A professora mandou Joãozinho recitar uma poesia. Ele, todo cheio de compostura, começou a declamar:

- Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais, eles cavam.

A professora, intrigada, pede ao Joãozinho:

- Joãozinho, mas o que há de poético nestes verbos?

Joãozinho, com muita convicção, responde:

- Professora, isso pode não ser poético, mas é bastante profundo.

FONTE: Adaptado de: . Acesso em: 18 jan. 2011.

Conjugações verbais

Conjugar um verbo significa dizê-lo em todos os seus modos, pessoas, tempos, vozes e números. Quando agrupamos todas essas flexões, de acordo com uma ordem, temos uma conjugação. Os verbos da Língua Portuguesa são classificados em três diferentes grupos, caracterizados pela vogal temática.

NOTA

Vogal temática é a parte que indica a conjugação à qual os verbos pertencem. É formada pela vogal que vem depois do radical. EX: Cant - a - r. (a - vogal temática); Sofr - e - r (e - vogal temática); Part - i - r (i - vogal temática).

Veja quais são os três grupos de conjugações da Língua Portuguesa:

1ª conjugação Verbos terminados em AR EX: cantar, sonhar, falar.

2ª conjugação Verbos terminados em ER EX: comer, sofrer, mexer.

3ª conjugação Verbos terminados em IR EX: partir, sentir, emitir.

E os verbos terminados em OR, como em compor, supor, dispor? Por que foram classificados na segunda conjugação, terminados em ER? Vamos à explicação: esses verbos, por terem origem no antigo verbo poer, são encaixados na segunda conjugação.

Muito bem. Agora que já conhecemos as conjugações verbais, vamos praticar?

Classifique os verbos abaixo em 1ª, 2ª ou 3ª conjugação:

a. Explicar: ____________________ d. Rever:________________________

b. Dividir: ______________________ e. Bater: ________________________

c.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com