TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Wikipedia de língua portuguesa

Resenha: Wikipedia de língua portuguesa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  Resenha  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 2

A Wikipédia de língua portuguesa abrange os falantes dos diversos países e territórios lusófonos (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste), pelo que os artigos podem conter pequenas variações. Situação idêntica ocorre, também, nas outras Wikipédias de línguas de difusão universal, como são as versões nas línguas inglesa e espanhola. De forma a facilitar a coexistência das diferentes versões da língua, bem como melhorar a compreensão dos artigos, na Wikipédia em português devem ser observadas determinadas regras:

Os artigos devem respeitar as normas do português culto e formal. Veja: O que é um artigo em destaque?

Devem-se evitar os regionalismos, africanismos, brasileirismos ou lusismos que possam constituir obstáculo à compreensão do texto por parte de um falante de português de outra região ou país. Veja: Como resolver problemas linguísticos.

Cada artigo deve apresentar uma ortografia tão homogênea quanto possível.

Os artigos com uma forte afinidade a um dado país lusófono devem ser redigidos na variante da língua em uso nesse país. Exemplos: Kwanza, em português angolano; Amazônia em português brasileiro; Implantação da República Portuguesa em português europeu; etc. Veja: Artigos com forte afinidade a certos países lusófonos.

Desde janeiro de 2009, a Wikipédia lusófona privilegia o uso das regras ortográficas resultantes do Acordo Ortográfico de 1990, firmado pelos vários países que têm o português como língua oficial, e que tem por objetivo criar uma ortografia unificada para o idioma. As regras do Acordo Ortográfico de 1945, continuam a ser aceites na Wikipédia de língua portuguesa e o Formulário Ortográfico de 1943 não é considerado ortografia oficial, sendo que artigos escritos com as regras exclusivas do Formulário poderão ser modificadas para se adequar ao Acordo Ortográfico de 1990. Veja: Regras ortográficas na Wikipédia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com