TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1 Bimestre

Exames: 1 Bimestre. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo realizar uma comparação entre os métodos de ensino tradicional e histórico crítico, entrevistando educadores de idades diferentes e que utilizam métodos de ensino diferentes também mostrando como cada educador se adapta com as modificações ocorridas com o passar do tempo demonstrando que estão aptos às mudanças que vem se modernizando constantemente. Colocaremos as distintas opiniões dos educadores sobre o verdadeiro papel da escola. Procuraremos ressaltar como realizam seu trabalho, seus métodos, o que pensam, se para eles as mudanças econômicas tecnológicas e culturais modificaram o papel da mesma e se essas mudanças trouxeram algum impacto na realização de seu trabalho. Se tentam desenvolver através dos métodos suas atividades dentro de sala de aula buscando novos meios para inserir o seu educando na sociedade. Temos sim que estudar o passado, mas para transformar e melhorar o presente, desta forma a escola, o educador e a família tem que caminhar juntas. Pois, a finalidade da escola é transformar o indivíduo e não determinar o que o educando deve escolher, mas orientá-lo nas escolhas dos recursos que irão construir seu aprendizado, pesquisando sem medo novas fontes motivadoras que faça que seu educando tenha visão de conjunto permitindo compreender a sociedade tão desigual no meio em que vive. Queremos com isso também mostrar que muitas escolas não conseguem ser claras com os pais e sociedade a respeito de seus métodos de trabalho. Muitos pais não conseguem discernir qual o real papel da escola e do educador, delegando a estes uma responsabilidade que seria única e restrita da família.

"O papel do educador será, então, agir no sentido de contribuir para a conquista da autonomia moral, intelectual, social e afetiva da criança, compreendendo-a na sua totalidade." (AROEIRA & SOARES & MENDES, 1996, p.19

MÉTODOS EDUCACIONAIS

DESENVOLVIMENTO

Com o desenvolvimento da sociedade, a educação criou novos rumos, usando diferentes formas de trabalhar com seus educandos. Assim percebemos com facilidade que em uma escola que adota como modelo o método tradicional, os educadores geralmente costumam ser mais experientes, as formas de trabalhos pedagógicos são mais consolidados, porém, demoram para abrir portas para as inovações. As escolas que adotam como modelo o método moderno, costumam ter profissionais mais motivados, e seu quadro educadores discute e estão abertos a crítica das formas pedagógicas que irão desenvolver.

Os métodos de ensino mais usados por nossas escolas são: Tradicional que o professor procura ser o centro e o aluno é um elemento passivo, o educando é avaliado pela sua capacidade de memorização, realiza exercícios . As escolas que usam o método crítico, por sua vez defendem que o aluno só é capaz de tornar-se critico de posse do conhecimento, aprender com seu próprio interesse esta linha tende a valorizar a disciplina.

De acordo com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com