TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

4.2 Instalação Do DNS

Dissertações: 4.2 Instalação Do DNS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 4

4.2 Instalação do DNS

Em seguida temos a configuração do DNS. Como bem sabemos, o DNS é o protocolo usado para converter nomes de domínio em endereços IP. Dentro das redes Microsoft, o DNS é especialmente importante, pois a partir do Windows 2000 ele passou a ser usado como serviço primário para resolução de nomes dentro da rede (substituindo o antigo protocolo WINS) e passou a ser uma das bases do Active Directory. A rede passa então a utilizar um domínio, que pode ser dividido em subdomínios e em endereços individuais para os PCs e servidores da rede.

Se você pretende implantá-lo na sua rede, então você precisa primeiro configurar o servidor DNS, para só então ativar o Active Directory. Você pode rodar os dois serviços em servidores diferentes, mas de qualquer forma é necessário que o servidor DNS esteja disponível na rede. Os dois serviços são inseparáveis.

Embora recomendável, não é obrigatório usar um domínio registrado. Se o servidor é destinado apenas à sua rede local, ou se você está apenas montando uma rede de teste para estudar o funcionamento do servidor, é perfeitamente possível inventar um nome de domínio.

Nesse caso é necessário configurar todos os PCs para utilizarem o endereço IP do seu servidor DNS local como único servidor DNS. Qualquer estação que utilize um servidor DNS externo não conseguirá encontrar o domínio, já que ele existirá apenas dentro da sua própria rede:

Mas, em um ambiente real de produção, é importante fazer a configuração da forma correta, registrando um domínio válido. Você pode fazer o registro diretamente no registro.br ou contratar os serviços de uma empresa de hospedagem. É muito comum aproveitar o domínio usado pelo site da empresa, criado um subdomínio para a rede interna, como "intranet.empresa.com.br". Para usar o domínio, é necessário que o servidor de DNS responsável pela rede tenha uma conexão com endereço IP fixo e que o DNS responsável pelo domínio principal seja configurado para encaminhar para ele as requisições referentes à zona usada pela rede interna.

A configuração do servidor propriamente dito é feita através da opção "DNS Server" do "Configure Your Server Wizard":

A configuração do servidor DNS inclui dois passos. O primeiro é a configuração da zona de pesquisa, que permite que o servidor faça a resolução dos nomes. Esta é a principal parte da configuração. A segunda é configurar a zona reversa (DNS reverso), que é um passo opcional, necessário apenas se o seu servidor usa um DNS válido e é usado como servidor de e-mails.

O DNS reverso é utilizado por diversos servidores SMTP para verificar a autenticidade dos endereços, ou seja, verificar se o servidor é realmente o responsável pelo domínio especificado no remetente dos e-mails, de forma a dificultar o envio de spam. Sem configurar a zona reversa, os e-mails provenientes do seu servidor serão rotulados como spam e descartados por muitos servidores.

A primeira pergunta (Select the action you would like this wizard to perform) do assistente se refere justamente a isso. Se você está configurando um DNS local (mesmo que utilizando um domínio válido), em um servidor que não ficará diretamente disponível via Internet, escolha a primeira opção, "Create

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com