TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dns - Protocolo

Artigo: Dns - Protocolo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  4.294 Palavras (18 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 18

PROTOCOLO DNS

Protocolo DNS

2 de 6 pessoas classificaram isso como útil - Avalie este tópico

O protocolo DNS consiste em diferentes tipos de mensagens DNS que são processados de acordo com as informações em seus campos de mensagem. Esta seção discute os tipos de mensagens DNS e os campos em cada tipo de mensagem.

Nesta seção, são discutidos os seguintes tópicos de mensagem DNS:

• Tipos de mensagem

• Formato de mensagem de consulta DNS

• Cabeçalho de mensagem de consulta DNS

• Entradas de pergunta de consulta DNS

• Registros de recursos DNS

• Mensagem de consulta de nome

• Resposta de consulta de nome

• Mensagem de consulta de nome inverso

• Formato de mensagem de atualização DNS

• Sinalizadores de mensagens de atualização de DNS

• Mensagem de resposta de atualização dinâmica

Tipos de mensagem

Existem três tipos de mensagens DNS:

• Consultas

• Respostas

• Atualizações

Consultas e respostas são definidas no padrão DNS original e as atualizações são definidas na RFC 2136. Todos os três tipos seguem um formato de mensagem comum.

Formato de mensagem de consulta DNS

O formato de mensagem DNS comum tem um cabeçalho de comprimento fixo, 12 bytes e uma posição de variável reservado para a pergunta, resposta, autoridade e registros de recursos adicionais do DNS. O formato de mensagem comum pode ser ilustrado a seguir:

Formato de mensagem de consulta DNS padrão

Formato de mensagem do DNS

Cabeçalho DNS (comprimento fixo)

Entradas de pergunta (comprimento variável)

Registros de recursos de resposta (comprimento variável)

Registros de recursos de autoridade (comprimento variável)

Registros de recursos adicionais (comprimento variável)

Cabeçalho de mensagem de consulta DNS

Cabeçalho de mensagem DNS contém os seguintes campos, na seguinte ordem:

Campos de cabeçalho de mensagem de consulta DNS

Nome do campo Descrição

ID de transação Um campo de 16 bits identificando uma transação de DNS específica. A ID de transação é criada pelo originador da mensagem e é copiada por respondedor em sua mensagem de resposta. Usando o ID de transação, o cliente DNS pode corresponder as respostas para suas solicitações.

Sinalizadores: Um campo de 16 bits que contém vários sinalizadores de serviço que são trocados entre o cliente DNS e o servidor DNS, incluindo:

Solicitação/resposta campo de 1 bit definido como 0 para representar uma solicitação de serviço de nome ou definido como 1 para representar uma resposta do serviço de nome.

Código de operação campo de 4 bits representa a operação de serviço de nome do pacote: 0x0 é uma consulta.

Resposta de autorização campo de bit 1 representa o que o Respondente é autoritativo para o nome de domínio na mensagem de consulta.

Truncamento campo 1 bit é definido como 1 se o número total de respostas excedido o datagrama de protocolo de datagrama de usuário (UDP). A menos que datagramas UDP maiores que 512 bytes ou EDNS0 estiverem ativadas, apenas os primeiros 512 bytes da resposta UDP são retornados.

Recursão desejado campo de 1 bit definido como 1 para indicar uma consulta recursiva e 0 para consultas iterativas. Se um servidor DNS recebe uma mensagem de consulta com este campo definido como 0, ela retornará uma lista de outros servidores DNS que o cliente pode entrar em contato. Esta lista é preenchida de dados do cache local.

Recursão disponível campo de 1 bit definido por um servidor DNS como 1 para representar que o servidor DNS pode lidar com consultas recursivas. Se a recursão estiver desativada, o servidor DNS define o campo apropriadamente.

Reservado campo de 3 bits que é reservado e definido como 0.

Código de retorno campo de 4 bits que contém o código de retorno:

• 0 é uma resposta bem-sucedida (consulta resposta está na resposta da consulta).

• 0x3 é um erro de nome, indicando que um servidor DNS autoritativo respondeu que o nome de domínio na mensagem de consulta não existe. Para obter mais informações sobre códigos de retorno, consulte Informações de referência do DNS .

Contagem de registros de recurso de pergunta Um campo de 16 bits que representa o número de entradas na seção pergunta da mensagem de DNS.

Contagem de registros de recursos de resposta Um campo de 16 bits que representa o número de entradas na seção resposta da mensagem de DNS.

Contagem de registros de recursos de autoridade Um campo de 16 bits que representa o número de registros de recursos de autoridade na mensagem de DNS.

Contagem de registros de recursos adicional Um campo de 16 bits que representa o número de registros de recursos adicionais na mensagem de DNS.

Seção pergunta entradas de consulta DNS

Seção de entradas de pergunta da mensagem DNS contém o nome de domínio que está sendo consultado e possui os seguintes três campos:

Campos de entrada da pergunta de consulta DNS

Nome do campo Descrição

Nome da pergunta O nome de domínio que está sendo consultado. Nomes de domínio DNS são expressos como uma série de rótulos, como, por exemplo, microsoft.com, mas no campo nome da pergunta, o nome de domínio é codificado como uma série de pares de tamanho-valor consiste em um arquivo de 1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com