TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADORAÇÃO - AGOSTO 2019

Por:   •  2/12/2019  •  Ensaio  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 4

ADORAÇÃO - AGOSTO 2019

Famílias, lugar de humanização

Dirig. — Estamos em agosto, mês em que as vocações humanas são postas em destaque a fim de que os jovens sejam ajudados a discernir sobre seu futuro, e aqueles que já tomaram urna decisão possam ser fiéis ao chamado de Deus, pelo estudo, e fortalecidos com a nossa oração. A intenção de oração deste mês harmoniza-se com essa realidade, quando o Papa nos convida a rezar pelas famílias, para que sejam "laboratórios de humanização". Iniciemos nossa Hora Santa invocando a Santíssima Trindade, modelo de união para nossas famílias.

Todos — Em nome do Pai...

Dirig. — O Coração de Jesus quer reinar na sociedade, a partir de cada família. Vamos aprender com Ele a amar, a sermos ternos; busquemos nele paz e segurança em nossa vida diária.

Canto — Coração de Jesus, fonte da Vida (novo Manual do Coração de Jesus, p. 216).

Dirig. — Graças e louvores se deem a cada momento...

Todos — ... ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.

Dirig. — Glória ao Pai...

Dirig. — Vamos, juntos, proclamar a intenção de oração proposta pelo Santo Padre para este mês:

Todos — Para que as famílias, graças a uma vida de oração e de amor, tornem-se cada vez mais "laboratórios de humanização".

DirIg. — São Paulo, mais de uma vez em suas cartas, nos dá a receita da convivência familiar. Ouviremos agora uma dessas orientações.

Leitor 1— Ef 5,21-6,4. (Após a leitura, breve pausa para interiorização e/ou partilha).

Dirig. — É também São Paulo que no diz que "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, refutar, corrigir, educar na justiça" (2Tm 3,16). Ela também inspira a nossa oração.

Leitor 2 — A Carta aos Efésios foi escrita entre os anos 61 e 63 da nossa era. Naquele momento e naquela cultura, a mulher era desvalorizada. São Paulo, portanto, não cria uma norma de subserviência, mas dá a ela uma nova dimensão. O trecho que acabamos de ouvir inicia-se com uma norma geral: "vós que temeis a Cristo, submetei-vos uns aos outros". Podemos aqui nos remeter a outra afirmação de São Paulo que exalta a dignidade de todos os homens e mulheres se tornarem filhos de Deus, não mais escravos, e herdeiros da Promessa (G14,7).

Leitor 3 — Entretanto, em todo relacionamento humano é necessário que haja uma organização e, na família, São Paulo propõe ao marido a chefia. Mas reconhece que marido e mulher são uma só carne, portanto, não deve haver maus-tratos entre os cônjuges.

Leitor 2 — Os filhos devem obedecer aos pais e ser amados e educados com conselhos e práticas inspirados pelo Senhor. Essa será uma família fiel ao mandamento cristão, às promessas feitas diante do Senhor no momento solene do contrato nupcial, quando os noivos se recebem em sagrado Matrimônio.

Dirig. — É grande a dignidade do Matrimônio. A Igreja cresce, a sociedade se desenvolve com bons cidadãos quando a família vai bem, pois é em seu seio que se forma o cristão-cidadão. Cantando a Oração pela Família, faremos uma oração meditativa.

Canto — Oração pela Família (Pe. Zezinho).

Dirig. — A Família Sagrada de Nazaré é o modelo perfeito para nós, cristãos. Lá havia amor, respeito, temor a Deus. Jesus, o Verbo encarnado, recebeu dos pais a educação religiosa e humana comum à sua época. Com José, aprendeu uma profissão. Aos doze anos foi levado ao Templo para celebrar a Páscoa, e seu conhecimento das leis deixou os doutores da lei admirados. Onde Ele aprendera tudo aquilo? Certamente no convívio familiar, pois seus pais eram tementes a Deus, e na sinagoga de Nazaré. Façamos aqui um breve exame de consciência: como é a convivência em minha família? Qual minha contribuição para a edificação de meu cônjuge e de meu(s) filhos(s)? Diante de Jesus Sacramentado, peçamos luz, sabedoria, perseverança, humildade para a santificação de nossas famílias. (Breve pausa, se possível, com música de fundo.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com