TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANGUSTIA DA VIDA EXEUTIVA

Ensaios: A ANGUSTIA DA VIDA EXEUTIVA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  2.041 Palavras (9 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................4

3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................7

4 REFERÊNCIAS ........................................................................................................8

1 INTRODUÇÃO

Invasão de privacidade, violação da intimidade, violação da honra e da imagem das pessoas, violação da dignidade da pessoa humana... E por aí vai. Quantas desmoralizações que o banco HSBC consegue fazer sem se importar com as pessoas.

Tudo seria muito mais fácil se todos tivessem éticos e caráter. Quantos funcionários conseguem afastamentos médicos e licenças indevidamente!

Atualmente basta que um médico amigo escreva um rascunho, com carimbo de CRM, para forçar uma empresa a pagar para o funcionário ficar em casa, muitas vezes quem sabe, se divertindo e viajando.

Casos como esse de se ter a certeza de que o funcionário está mesmo doente e precisa ser afastado, há todo um processo para constatar a existência ou não de doença ocupacional, por exemplo, nas perícias.

Pode divergir dos meios, mas entendem-se perfeitamente as razões, nesse Brasil, quando se fala em direitos, apenas um lado é ressaltado e a carência da proporcionalidade. A justiça precisa ter uma balança contrabalançada, não existe o mais forte e o mais fraco, mas sim o lícito.

2 DESENVOLVIMENTO

O HSBC é multado em R$ 67,5 milhões por espionar funcionários, diz MPT-PR, indenização são por danos morais e coletivos, 152 funcionários foram investigados.

De acordo com o Ministério Público do Trabalho, documentos comprovam que a instituição financeira contratou uma empresa de inteligência empresarial para realizar investigações privadas devido ao alto número de trabalhadores afastados por motivos de saúde.

O Banco HSBC não pode utilizar-se do poder diretivo e sujeitar funcionários a situações vexatórias em investigações sem que possam sequer se defender, a empresa se abstenha de realizar investigação interna sem a observância de princípios e garantias constitucionais da ampla defesa, da dignidade da pessoa humana, do direito a informação e do rompante da inocência, houve sim, dano Moral Coletivo, ou seja, a violação de valores coletivos, atingidos injustificadamente do ponto de vista jurídico.

É bem verdade que há de se preocupar mais com as pessoas! Não são máquinas! O mercado de trabalho e o sistema capitalista estão destruindo a vida das pessoas, as famílias. A maioria da sociedade vive como robô, reproduz, sem avaliar a falta de dignidade dos trabalhadores, a falta de dignidade do cidadão. Cansados por permanecerem no trânsito desordenado por várias horas e ir para casa somente para dormir, os cidadãos brasileiros não aguentam nem mais lutar pelos seus direitos.

O Banco foi condenado a não mais realizar investigações particulares ou qualquer outro ato que viole o lar, a intimidade ou a vida privada de seus empregados ou trabalhadores terceirizados, sob pena de pagamento de multa no valor de R$ 1 milhão por empregado.

Mas, afinal o conceito ético é comum em todas as áreas do conhecimento. Então se questiona o que é ética? Afirma Alonso, López e Castrucci que ética é a ciência da conduta humana, segundo o bem e o mal, com vistas à felicidade. Vale resaltar ainda que, a ética manifesta-se no agir do sujeito quando ele começa a estabelecer vínculos sociais e se torna gregário na garantia da sobrevivência do grupo e de si mesmo.

A ética, opera no plano da reflexão e das indagações estudam os costumes das coletividades e as morais que podem conferir-lhes consistência, sendo a moral uma das ferramentas da ética.

O debate sobre ética nos conduz a buscar o conceito de liberdade, onde este livre-arbítrio define a humanidade humana, pensando assim, o Banco praticou claramente a violação do princípio da ética e igualmente da moral que proporcionam a condição do desenvolvimento do comportamento organizacional sobre colunas concretos da ética. A ética e o comportamento organizacional tem que se mostrar grandes aliados realçando a relevância de ambos na organização.

É interessante observar que Para Srour, (2000), a moral corresponde ás representações imaginarias que dizem aos agentes sociais o que se espera deles, sendo um conjunto de regras de comportamento ou códigos de conduta que a sociedade adota.

Assim, o autor acima nos instruem que a ética está no domínio da prática, do exercício em busca de uma boa conduta.

2.1.1 – Sociedade da informação e do conhecimento

Primeiro, a organização usa a informação para dar sentido às mudanças do ambiente externo. A empresa vive num mundo dinâmico e incerto. Precisa garantir um suprimento confiável de materiais, recursos e energia.

A segunda tablado do uso estratégico da informação é aquela em que a organização cria, organiza e processa a informação de modo a gerar novos conhecimentos por meio do aprendizado. Novos conhecimentos permitem à organização desenvolver novas capacidades e melhorar os processos organizacionais.

O terceiro campo do uso ardiloso da informação é aquela em que as organizações buscam e avaliam informações de modo a tomar decisões importantes. Na teoria, toda decisão deve ser tomada racionalmente, com base em informações completas sobre os objetivos da empresa, alternativas plausíveis, comprováveis resultados dessas escolhas e importância desses resultados para a organização.

Embora sejam quase sempre tratados como processos independentes de informação organizacional, os três pontos citados acima em relação de uso da informação – criar significado, construir conhecimento e tomar decisões – são de fato processos interligados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com