TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A APTIDÃO FÍOSICA E MUSCULAÇÃO

Por:   •  19/9/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.757 Palavras (20 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 20

APTIDÃO FÍSICA E SAÚDE: BENEFÍCIOS DA MUSCULAÇÃO PARA PESSOAS COM HIPERTENSÃO ARTERIAL

Ian________

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Educação Física Bacharelado

RESUMO

A capacidade de realizar atividades cotidianas com tranquilidade e menor esforço é considerada característica intrínseca à aptidão física, onde por meio da interação de atributos internos (genética) e/ou externos (exercícios físicos) o ser humano consegue melhorar indicadores e aumentar seu desempenho físico, adquirindo mais saúde no decorrer de sua vida. Tal dinamismo permeia o contexto social e precisa ser bem trabalhado dentro dos grupos especiais com o intuito de saber trabalhar as limitações de cada grupo. Diante o exposto o objetivo do respectivo trabalho foi analisar e discutir um aparato científico que entorna a temática Aptidão Física e Saúde voltando à ótica para a prática de musculação no tratamento não medicamentoso da pressão arterial. Utilizou-se como procedimento metodológico a abordagem qualitativa por meio da revisão bibliográfica de livros, artigos científicos e fontes literárias da internet. Pretendeu-se demonstrar que o contexto social é dinâmico e heterogêneo e que o educador físico deve ter capacidade e habilidade de trabalhar com infinitas demandas sociais e grupos especiais, assumindo o papel de um profissional capacitado e qualificado para mediar o conhecimento científico com a efetivação prática e com isso trazer condicionamento e aptidão física, consequentemente, inúmeros benefícios como melhoria de vida, promoção de saúde e bem estar social.

1 INTRODUÇÃO

O cotidiano humano é permeado de ações que requerem um dinamismo imensurável. A todo tempo o corpo humano é submetido a cargas e sobrecargas provenientes de atividades físicas e tarefas diárias diversas, sendo necessário que o mesmo seja detentor de capacidades físicas capazes de suportar a demanda que lhe é imposta.

Nesse contexto evidencia-se a aptidão física, pois é a capacidade adquirida pelo homem tornando-o um ser capaz de realizar suas atividades diárias com maior grau de tranquilidade e menor esforço possível.

Dentro dessa premissa vale ressaltar (BARBANTI, 1990), enfatiza ações humanas desde fatos simples como pegar algo que cai associando a flexibilidade para poder abaixar e pegar. O mesmo autor também enfatiza que o fato de o ser humano não realizar atividades físicas pode prejudicar e/ou dificultar tal movimento, por mais simples que seja. A sociedade contemporânea vem buscando aproximar a atividade física do contexto social, e nesse sentido pode-se novamente salientar Barbanti (1990), que faz menção ao hábito de se exercitar como sendo uma forma de auxiliar tanto as capacidades mentais, como as metabólicas e as harmoniosas.

Aspéctos antropométricos, neuromusculares, metabólicos e psicológicos também são abordados por autores como sendo beneficiados pela realização de atividade física Matsudo & Matsudo (2000), pois, segundo os autores quem pratica atividade física rotineiramente aumenta o volume sistólico, a potência aeróbica, a ventilação pulmonar, o perfil lipídico, reduz a pressão arterial, melhora da sensibilidade à insulina bem como faz com que haja uma diminuição da frequência cardíaca em repouso e no trabalho submáximo.

Prosseguindo com a contextualização o praticante ativo de atividades físicas também tem efeitos positivos no que tange a aspectos antropométricos e neuromusculares: redução da gordura corporal, o incremento da força e da massa muscular, da densidade óssea e da flexibilidade. Outro ponto a ser salientado é a questão psicológica com a melhora da auto estima, do auto conceito, da imagem corporal, das funções cognitivas e de socialização, na diminuição do estresse e da ansiedade e na diminuição do consumo de medicamentos.

Diante o exposto o objetivo principal do respectivo trabalho foi analisar e discutir um aparato científico que entorna a temática Aptidão Física e Saúde voltando à ótica para a prática de musculação no tratamento não medicamentoso da hipertensão arterial. A hipertensão arterial caracteriza-se como sendo uma doença cada vez mais comum acometendo crianças, adultos e idosos. Estudos apontam que 60 milhões de brasileiros sofrem com tal doença e quando volta-se a ótica para a questão mundial o numero é gritante: cerca de 1 bilhão de pessoas.

Para esmiuçar o tema proposto fez-se necessário desenvolver alguns objetivos específicos que vislumbraram atender anseios acadêmicos, tanto discente quanto docente, voltados à compreensão e influência que a aptidão física desenvolve no contexto da saúde e bem estar social. A metodologia utilizada foi por meio de uma abordagem qualitativa de revisão bibliográfica de livros, artigos científicos e fontes literárias da internet, onde procurou-se demonstrar benefícios que a musculação desenvolve sobre o grupo de hipertensos, bem como a utilização da respectiva atividade física como forma de prevenção e tratamento da doença.

2 HIPERTENSÃO

Para (MORAES et al., 2007), hipertensão é outro nome da pressão alta, e que pode levar o ser humano a graves complicações de saúde aumentando o risco de doenças cardíacas, derrame e a morte. Para melhor entender, a pressão arterial é a força que o sangue exerce contra as paredes dos vasos sanguíneos, dependendo da resistência dos mesmos e forma do coração em realizar tal trabalho.

Segundo dados da OMS 2003, pessoas hipertensas tem 8 vezes mais chances de contrair acidente vascular cerebral e 40% de infartos do miocárdio. A hipertensão faz um aceleramento do processo de aterosclerose e lesão dos vasos sanguíneos aumentando chances de doenças vasculares, consequentemente, danos a órgãos como: coração, cérebro, rim, olho ou membros.

O tratamento medicamentoso da hipertensão ainda tem baixa adesão e cerca de 75% de clientes com hipertensão não alcançam ou não conseguem fazer o controle ideal, o que impõe a cada agente de saúde envolvido no tratamento da pessoa com hipertensão que sigam diretrizes e acesso à ferramentas que possibilitem uma avaliação apropriada de cada cliente.

Além disso a OMS 2003, preconiza que cada profissional tenha acesso formação continuada e/ou treinamento específico em gerenciamento de aderência e os sistema em que trabalham devem projetar a apoiar sistemas de entrega que respeitem esse objetivo.

2.1 MUSCULAÇÃO

A realização da musculação enquanto atividade física regular e melhora o nível da pressão arterial no organismo humano. As adaptações cardiovasculares sofrem grande influência principalmente por meio da atividade aeróbica. É imprescindível salientar que a atividade física deve ser destinada obedecendo a peculiaridade de cada grupo especial e que existe a necessidade de uma avaliação médica para posterior encaminhamento do cliente à carga física. Nesse contexto ZILIO, 2005, salienta acerca de restrições como por exemplo a redução da frequência cardíaca por parte dos betabloqueadores e impedem se se elevar como resposta ao exercício, o que só pode ser definido com auxílio médico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)   pdf (131.9 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com