TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alcova E A Cidade: Territórios

Exames: A Alcova E A Cidade: Territórios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 3

A alcova e a cidade: territórios

Quando determinamos um espaço Publico ou Privado passamos por diversos termos, um deles seria a Alcova, onde é um território intimo e pessoal que apenas pessoas permitidas tem o acesso. Este então seria um local de ‘refugio’, e ao longo da vida este espaço vai se modificando de acordo com as necessidades da idade. Para a criança, a alcova seria seu quarto, onde descansa e se diverte; e para o adolescente que tem a necessidade de sair da casa e explorar outros lugares,seria um lugar para voltar quando outros caminhos forem incertos. “Não pode haver aventura sem uma base para onde retornar: todo mundo precisa de alguma espécie de ninho para pousar” (Hertzberger) .

Outro termo usado seria o Hall, este espaço delimita as distancias que devem ser respeitadas para que haja uma maior privacidade, quando se tem seu espaço intimo invadido por estranhos pode se sentir constrangimentos e até mesmo medo. Na cidade se tem seu espaço invadido, por exemplo, dentro de um ônibus lotado, cercado de pessoas desconhecidas que provocam o desconforto. Numa cidade bem planejada esse tipo de situação se torna mais incomum. A invasão de privacidade também ocorre por dinheiro, através da imprensa. Invadem a privacidade de celebridades, fotografando o seu intimo, seu cotidiano. E os expõe em revistas, para quem quiser ver.

A arquitetura reservada aos Idosos não tem sido muito satisfatória, não há muita preocupação com detalhes que podem melhorar a qualidade de vida deles. Eles necessitam de um espaço intimo, mas não totalmente, deve ser um local onde ele possa interagir com o espaço, vendo o que acontece ao seu redor e que ao mesmo tempo, tenha privacidade para se sentir seguro.

Sua alcova precisa de cuidados especiais que outras não precisam como barras de apoio, retirada de elementos como tapetes, degraus, e outros objetos em que possam tropeçar.

A cidade e seus aspectos podem alterar o emocional do individuo, melhorando o seu dia ou o deixando estressado, pois na percepção de cada um a uma sensação diferente, para alguns pode ser um local acolhedor, para outros um local de desconforto. E isso é devido aos elementos no espaço da cidade: mais amplo, pouco iluminado, com muitos elementos, pouco aquecido, barulhento... Dito isto, o Arquiteto deve conhecer bem seus clientes, para conseguir trazer esta sensação de conforto, de refugio para o local, tornando a obra mais viva e duradoura.

Nas cidades, os moradores de rua, que não tem uma delimitação fisica, criam emocionalmente o seu ambiente intimo, cercando o seu local de dormir e sua área sanitária com papelões. E mesmo a céu aberto e sem paredes, a uma organização. O estudo feito pelo Seminário Internacional de Psicologia e Projeto do Ambiente Construído mostrou que a sanidade mental tem relação com a capacidade que o individuo tem de organizar seu território. Estes moradores de rua criam certo medo e insegurança nas demais pessoas, por serem em sua maioria violentos, e com isso eles tem um domínio sobre a cidade, que deixa de ser do cidadão, e se torna ainda mais intima para o morador de rua.

Atualmente os condomínios estabelecem uma separação de elevadores e entradas entre os empregados e seus patrões. Essa atitude pode ser apenas um modo de demonstrar que não a vinculo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com