TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alimentação Mundial

Por:   •  11/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnP

PRÓ-REITORIA EM GRADUAÇÃO

CURSO DE TECNOLOGO EM GASTRONOMIA

DAYANA APARECIDA XAVIER DE MENDONÇA

ANÁLISE CRÍTICA DE ARTIGO CIENTÍFICO

NATAL/RN

2013


DAYANA APARECIDA XAVIER DE MENDONÇA

ANÁLISE CRÍTICA DE ARTIGO CIENTÍFICO

Atividade apresentada como requisito para obtenção parcial da nota de Gastronomia Internacional do Curso de Gastronomia da Universidade Potiguar.

Professor: José Wilton Nobre

NATAL/RN

2013


ATIVIDADE PRÁTICA (UNIDADE 1)

ALIMENTAÇÃO MUNDIAL: Uma reflexão sobre a história

A leitura do artigo Alimentação Mundial: Uma reflexão sobre a história é direcionada para o publico em geral, nele os autores Edeli Simioni de Abreu doutoranda do departamento de nutrição da faculdade de saúde pública da universidade de São Paulo, Isabel Cristina Viana e Rosymaura Baena Moreno mestres do departamento de nutrição da faculdade de saúde pública da universidade de São Paulo junto com Elizabeth Aparecida Ferraz da Silva Torres professora associada departamento de nutrição, da faculdade de saúde pública da universidade de São Paulo tem como objetivo fazer um estudo retrospectivo que venha oferecer subsídios para uma reflexão sobre o panorama da alimentação mundial.

Incialmente os autores buscam relacionar a gastronomia, os recursos alimentares disponíveis e o condicionamento dos hábitos alimentares à disponibilidade do alimento, seu enlace entre a cultura, o poder econômico de um povo e a importância para a análise do comportamento alimentar populacional. Deixando clara a desigual distribuição de alimentos no mundo devido ao desenvolvimento econômico dos países.

A primeira forma de alimentação demonstrada é a ocorrida entre a pré–história e a idade antiga nesse período foi deixado um legado filogenético baseado no cultivo de cereais e condimentos e o inicio do desenvolvimento da arte de comer e de beber. Logo em seguida é abordada a alimentação na antiguidade clássica até idade média dando ênfase a disseminação do uso de diferentes tipos de alimentos entre os continentes devido ao comercio e a importância de povos como gregos, romanos e árabes nesse processo, além de países como Portugal, Espanha e Veneza que impulsionaram as viagens marítimas, contudo isso não foi capaz de impedir épocas de penúria e fome nesses períodos.

A alimentação na idade contemporânea até o século XX foi marcada pelas grandes e reais transformações nos costumes alimentares e como os alimentos são produzidos, as viagens marítimas tiveram colaboração no processo de descobertas gastronômicas, tendo o milho e a batata como certamente as contribuições mais significantes para beneficiar as populações menos favorecidas em recursos alimentares.

O estudo comparativo de padrões de consumo alimentar no mundo demonstra a grande variação dos padrões. Dependendo do nível de desenvolvimento e das condições de produção, áreas desenvolvidas consomem diferentes proporções de tipos de alimentos em relação àquelas em desenvolvimento em consequências das desigualdades na disponibilidade dos suprimentos alimentares, nas condições climáticas e nas possibilidades técnicas, além dos costumes religiosos e da precária educação alimentar que também influem no consumo habitual. Os autores deixam bem claro que a melhoria econômica é fator preponderante na mudança de padrões de consumo de alimentos.

O alimento está disponível, mas não é acessível para milhões de pessoas que não têm poder aquisitivo nem terras, apesar de existir um excedente global de alimentos isso não se traduz em segurança alimentar, milhares de pessoas no mundo tem desnutrição e passam fome.

No Brasil, apesar de existir programas governamentais que busquem diminuir a fome o país ainda possuem régios que sofrem com esse problema, é exemplo às regiões nordeste e norte, que possuem um renda menor que o resto do país, o meio rural é visivelmente mais afetado por pela fome em países em desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (96 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com