TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Angustia Na Vida Executiva

Exames: A Angustia Na Vida Executiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  3.845 Palavras (16 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 16

1 INTRODUÇÃO

O mundo evolui a uma grande velocidade e as organizações precisam acompanhar este ritmo para se manter no mercado. Porém acompanhar o mercado não é suficiente para aquelas que procuram destacar-se das outras, possuir um diferencial competitivo é extremamente importante para atingir os objetivos organizacionais e conquistar o sucesso almejado.

O objeto do presente trabalho e realizar um Diagnóstico Organizacional, identificando os conceitos relativos as disciplinas do Semestre. Esse trabalho descreve a trajetória de crescimento e a visão e iniciativas pioneiras e inovadoras da Natura Cosméticos S.A, maior empresa brasileira do setor de cosméticos, na gestão da informação e do conhecimento, como oportunidade de agregar valor e diferencial competitivo ao negócio.

Apresenta considerações acerca do verdadeiro significado da Gestão Pessoas, do Conhecimento, conforme proposto por seus criadores.

Humanismo, criatividade, equilíbrio e transparência - esses são os valores que guiaram os passos da Natura, uma das empresas cosméticas mais conceituadas do país, desde sua fundação. Passos e guiados de perto por seu presidente-fundador, Antônio Luiz Seabra, um homem que conseguiu construir seu sonho em cima das coisas que mais acreditava.

Será apresentado a criação da empresa, suas politicas, princípios de relacionamento, a pesquisa do diagnóstico organizacional dentro da empresa, foi desenvolvido no trabalho de prestação de serviços das CNO Consultora Natura Orientadora, consideradas os olhos da empresa e as consultoras menina dos olhos da Natura.

2 DESENVOLVIMENTO

Como Surgiu A Natura

Natura empresa brasileira do setor de cosméticos, atual presidente da Natura ANTONIO LUIZ DA CUNHA SEABRA , bacharel em Economia é empresário.

Iniciou sua carreira aos quinze anos. Era calculista de custo indireto na Gráfica Siqueira, empresa onde seu pai trabalhava. Depois recebeu uma proposta para ser "trainee" no departamento pessoal da Remington onde, com 19 anos, já era chefe e, aos 21, superintendente.

Após sua saída da Remington, foi trabalhar no setor administrativo de um pequeno laboratório de Cosmetologia terapêutica, época em que surgiu sua paixão pela área cosmética. Luiz Seabra passou a se interessar por fórmulas e combinações que resultavam em novos produtos. Depois de 3 anos de muito trabalho, Luiz Seabra recebeu uma proposta de sociedade.

Em 28 de agosto de 1969, Luiz Seabra fundou a Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaout Ltda em sociedade com Jean Pierre Berjeaout, que viria a se chamar Natura em poucos meses, devido à participação de ativos vegetais na composição dos produtos. Luiz Seabra transformava o seu sonho pessoal em realidade. Tinha vendido seu fusca, e com o dinheiro reformou uma antiga e pequena borracharia na Rua Oscar Freire, na cidade de São Paulo, onde montou sua primeira e única loja de cosméticos e de consultoria personalizada de tratamento de beleza. Foi aberta 1970, O atendimento era feito pelo próprio fundador Luiz Seabra. A Rua Domingos de Moraes, na Vila Mariana, São Paulo, foi o primeiro endereço da nossa fábrica, que na época possuía menos de dez colaboradores. A empresa passou a ser nomeada Indústria e Comércio de Cosméticos Natura Ltda.

Luiz Seabra, relata que nas vésperas e no dia da inauguração, ele captava clientes pela rua oferecendo uma rosa branca com uma mensagem que dizia:

“ Pense em nós, nós pensamos em você.

gostamos do mundo, dos dons da vida, da música, da amizade,

do elo que nos une, da mística engrenagem dos momentos,

aprendemos a força do amor.

Com amor, muito amor, nós fabricamos beleza.

Venha nos conhecer.”

Natura

Cosmetologia terapêutica

Nesta mesma década, a Natura optou pela venda direta como a alternativa que viabilizaria o crescimento da empresa, apoiado na força das relações pessoais. Nascia a consultoria Natura, com vendas porta-a- porta, que garantia contato direto e personalizado com as suas clientes e que, anos depois, faria com que a Natura enfrentasse a supremacia da gigante norte-americana dos cosméticos no Brasil.

Movida por duas grandes paixões: os cosméticos e os clientes. A Natura é uma empresa que valoriza muito o contato humano e tudo o que ele pode trazer. Com os valores da marca queremos cultivar dentro e fora da empresa as relações e o potencial das pessoas, (humanismo) buscando soluções inovadoras (criatividade), aliando consciência e competência (equilíbrio) e vivendo abertamente nossos processos (transparência). Nossa crenças também se baseiam nas relações. Entre elas estão a busca permanente do aperfeiçoamento, o compromisso com a verdade e a busca da beleza, enquanto aspiração da alma, da mente e do corpo.

Marcos Importante na Historia

Em 1975 que começamos a ver os resultados de tanto trabalho e pudemos começar a chamar aquilo que tínhamos na mão de empresa.

Em 1976, Lançamento do primeiro catálogo de vendas com informações detalhadas sobre a forma de utilizar os produtos. Transformou-se em uma ferramenta importante para as consultoras e consultores no atendimento de seus clientes. Hoje, 2 milhões de exemplares distribuídos a cada ciclo de vendas no Brasil e nas operações internacionais. Oferece, além do catálogo de produtos, conteúdos editoriais e conceituais.

Com o tempo, dois novos diretores e sócios passaram a trabalhar ao lado de Seabra: Guilherme Peirão Leal e Pedro Luiz Barreiros Passos, que ingressaram na Natura em 1979 e 1983, respectivamente, ajudando a consolidar os processos de gestão e de produção da empresa.

Em 1980 já eram 200 funcionários e uma rede de 2 mil consultoras, espalhadas pelo país, prestando serviço personalizado de consultoria de beleza e revendendo seus produtos. A receita bruta cresceu mais de 30 vezes.

Em 1983, fomos um dos primeiros fabricantes brasileiros de cosméticos a introduzir o uso de produtos com refil, permitindo economia de custo para o consumidor, redução do desperdício e ampliação da consciência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com