TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Preliminar de Risco (APR)

Por:   •  4/5/2023  •  Relatório de pesquisa  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  38 Visualizações

Página 1 de 3

A análise preliminar de risco (APR) é uma técnica de avaliação de riscos usada em diversas áreas para identificar potenciais perigos e seus efeitos associados antes de uma atividade ou projeto ser iniciado. É um processo sistemático que busca identificar as possíveis causas de um evento indesejado e avaliar a probabilidade e a gravidade de suas consequências.

A APR é comumente usada em áreas como a indústria, a construção civil, a engenharia, a saúde e a segurança do trabalho. Ela é realizada por uma equipe multidisciplinar que analisa todas as etapas de uma atividade, identificando as possíveis falhas que podem ocorrer em cada uma delas e propondo medidas para reduzir ou eliminar os riscos identificados.

O objetivo da APR é garantir que a atividade seja realizada de forma segura e eficiente, reduzindo os riscos de acidentes, prejuízos financeiros e danos ao meio ambiente. A partir dos resultados da APR, são estabelecidas medidas preventivas e corretivas para evitar ou minimizar os riscos identificados, garantindo que a atividade seja realizada com o mínimo de riscos possíveis.A análise preliminar de risco (APR) pode ser aplicada em diversas atividades, inclusive para o trabalho de auxiliar de serviços gerais. A seguir, apresento um exemplo de como a APR pode ser realizada para essa atividade:

Identificação da atividade: Auxiliar de Serviços Gerais

Identificação dos perigos:

Queda de objetos

Escorregões e tropeções

Exposição a produtos químicos (limpadores, desinfetantes)

Lesões por esforço repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT)

Corte com lâminas de corte e objetos cortantes (faca, estilete)

Identificação dos riscos:

Queda de objetos: risco moderado a alto, dependendo do peso e da altura da queda. Pode causar lesões graves ou fatais.

Escorregões e tropeções: risco moderado a alto, dependendo do tipo de piso e da existência de obstáculos. Pode causar lesões leves ou graves.

Exposição a produtos químicos: risco moderado a alto, dependendo da toxicidade e do tempo de exposição. Pode causar irritações na pele e nos olhos, alergias, intoxicações e outras doenças relacionadas.

LER e DORT: risco moderado a alto, dependendo da intensidade e da duração do esforço repetitivo. Pode causar dor e inflamação nos músculos, tendões e articulações, comprometendo a saúde a longo prazo.

Corte com lâminas de corte e objetos cortantes: risco moderado a alto, dependendo da afiação e do manuseio dos objetos. Pode causar cortes superficiais ou profundos, amputações e outras lesões.

Avaliação dos controles existentes:

Queda de objetos: uso de capacete de segurança em áreas de risco, sinalização e isolamento de áreas de trabalho, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) como luvas de segurança, óculos de proteção e calçados de segurança.

Escorregões e tropeções: manutenção regular do piso e das áreas de circulação, sinalização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com