TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA Experiência Exitosa Do Professor Em Sala De Aula

Exames: A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA Experiência Exitosa Do Professor Em Sala De Aula. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  3.049 Palavras (13 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução

”Porque todos temos algo a dizer aos outros, alguma coisa, alguma palavra

que pode ser celebrada ou perdoada.”

(Eduardo Galeano)

Freire (1978) enfatiza que a alfabetização não está relacionada ao método, mas a uma concepção de alfabetização que oportuniza a democratização da cultura, a reflexão sobre o mundo e o lugar do homem, sendo este o sujeito ativo do processo de aprendizagem.

A alfabetização é uma das etapas que contribui para a evolução intelectual do aluno, e é um processo contínuo que ocorre de maneira gradativa. Não basta apenas codificar e decodificar. O aluno precisa interpretar, compreender e assimilar o conteúdo para que efetivamente ocorra o ensino e a aprendizagem da leitura e escrita.

No processo de alfabetização, professor e alunos ocupam papel de destaque, caminhando juntos na construção do conhecimento e objetivando os mesmos ideais. Durante esse percurso, é significativa a importância dada aos trabalhos desenvolvidos coletivamente, pois priorizam ações e posturas que desencadeiam interações entre os alunos, contribuindo, de forma expressiva, para o processo pedagógico, o qual também auxiliará na formação do aluno.

Conforme Ribeiro (2003, p. 91), alfabetização “é o processo pelo qual se adquire o domínio das habilidades de utilizá-lo para ler e escrever, ou seja, o domínio da tecnologia – do conjunto de técnicas – para exercer a arte e ciência da escrita”. Nesse sentido, alfabetização significa exercer e interpretar as práticas sociais da leitura e da escrita. Compreender e interpretar sobre o significado da leitura e da escrita, mediante o letramento, possibilitará o uso e as habilidades na construção do conhecimento. Atualmente, com o Ensino Fundamental de nove anos, os alunos iniciam a etapa da alfabetização aos seis anos de idade e um dos grandes desafios do professor é trabalhar com a alfabetização e o letramento em sala de aula. O Parecer nº 4/2008 (BRASIL, 2008) define a obrigatoriedade da matrícula de crianças com seis anos de idade completos até o início do ano completos até o início do ano letivo, no primeiro ano do ensino fundamental. Esse Parecer, também, ressalta que: “os três anos iniciais são importantes para a qualidade da Educação Básica: voltados à alfabetização e ao letramento, é necessário que a ação pedagógica assegure, nesse período, o desenvolvimento das diversas expressões e o aprendizado das áreas de conhecimento.

A ação pedagógica do professor em sala de aula

Nas instituições educacionais, o papel dos (as) educadores

Está relacionado também à busca de forma que

possibilitem atuar para romper com os preconceitos, por

meio de pesquisas, levantamentos, assim como do

contato com as famílias das crianças, para permitir maior

conhecimento da história de vida das mesmas. (BRASIL, 2006, p.40

A escola é um ambiente muito diversificado, onde as práticas variam de acordo com os professores que as realizam. No trabalho docente, o professor faz muitas opções para que no decorrer da sua atividade o aluno consiga apreender aquilo que está sendo trabalhado. Conteúdos, objetivos, avaliação entre outros, são alguns aspectos com os quais o professor deve estar atento ao planejar suas aulas. É na sala de aula, porém, que o professor coloca em prática as ações que planejou. Nesse contexto, os métodos utilizados pelos professores tornam-se mais visíveis podendo caracterizar a sua atuação enquanto docente.

A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA PARA EDUCAÇÃO EM

SAÚDE NA ESCOLA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

ÊXITOSA.

Descrição metodológica: Refere-se a um relato de experiência a partir de uma atividade educativa realizada na Escola Municipal Denisson Menezes, com 25 escolares entre 07 e 09 anos. Essa ação de saúde foi desenvolvida durante a disciplina de Enfermagem, Saúde e Sociedade I, da Universidade Federal de Alagoas. Realizou-se o levantamento de dados sobre a situação de saúde da comunidade, por meio da observação do território, das SSA2 e PMA2, a fim de conhecer a realidade que se apresenta e assim poder estabelecer o seu diagnóstico situacional. A partir deste, foi possível identificar várias prioridades para intervenção educativa, dentre elas a problemática do lixo se tornou a mais propícia para intervenção educativa devido aproximação entre as necessidades da comunidade, equipe e escola.

Foram abordadas diversas temáticas tendo ênfase a importância do cuidado com o ambiente para evitar doenças e melhorar a qualidade de vida, reciclagem e coleta seletiva, para tanto, desde a escolha da temática ao planejamento e execução da mesma foi pactuada com a equipe de saúde, em especial com a enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) e a escola, por intermédio de seus responsáveis, viabilizando assim, a integração e diálogo entre universidade- serviço- comunidade.

Resultados:

A partir da escolha da temática a ser desenvolvida pelos estudantes de enfermagem, a coordenadora da escola selecionou uma das turmas em que seria realizada a atividade. A escolha da turma se deu pela prioridade na mudança de hábitos escolares e conseqüentemente de vida e saúde, compatibilidade de horário e número de participantes. Para tanto, a atividade iniciou-se pelo acolhimento da turma, com todos os membros da equipe caracterizados com acessórios infantis cantando e convidando aos participantes a cantarem a música “se és feliz”, o que permitiu um melhor entrosamento entre a equipe e as crianças e, para que assim fosse possível a

introdução da temática de maneira satisfatória e significativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com