TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais Modificações A Psicanálise Poderia Trazer Ao Olhar Do Professor Para O Aluno No Cotidiano Da Sala De Aula?

Trabalho Universitário: Quais Modificações A Psicanálise Poderia Trazer Ao Olhar Do Professor Para O Aluno No Cotidiano Da Sala De Aula?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  2.407 Visualizações

Página 1 de 2

Quais modificações a Psicanálise poderia trazer ao olhar do professor para o aluno no cotidiano da sala de aula?

Responda pelo menos com duas afirmações:

A psicanálise tem se constituído como um conhecimento novo na área educacional. Ela não pode fazer o papel de educação e não pode ser considerada salvação para todos os problemas educacionais, mas pode auxiliar no maior conhecimento do funcionamento mental e inconsciente dos sujeitos envolvidos nesse processo.

A tarefa de educar sob a ótica da psicanálise e da educação pode ser entendida como o de ponte, tornando o conhecimento o mais sedutor possível, apostando numa educação que precisa se desconstruir para construir. A educação é apenas o caminho, não a chegada. É um encontro com as diferenças, não com as semelhanças, é onde a linguagem sustenta os sujeitos desejantes nas figuras do educador e do educando, onde as contradições e antíteses permeiam toda relação de amor e ódio, real e simbólico, ideal e único, desejo e medo do saber, boa e má qualidade de educação, soluções e problemas de aprendizagem, psicanálise e educação.

O uso de ferramentas da psicanálise vem ao auxilio dos professores para detectar e avaliar estas particularidades de cada individuo e de si próprio. Um aluno ou professor que demonstra abertamente em seu comportamento suas peculiaridades está simplesmente sendo espontâneo e seguindo o conjunto de estímulos criados pelo seu ego, super-ego e id, objetos de estudo e análise das teorias da psicanálise.

Silma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com