TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Batalha Do Apocalipse

Dissertações: A Batalha Do Apocalipse. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 5

Sinopse: Há muitos anos, tantos quanto o número de estrelas no céu, o paraíso celeste foi palco de um terrível levante. Um grupo de anjos guerreiros, amantes da justiça e da liberdade, desafiou a tirania dos poderosos arcanjos, levantando armas contra seus opressores. Expulsos, os renegados foram forçados ao exílio e condenados a vagar pelo mundo dos homens até o dia do Juízo Final. Mas eis que chega o momento do Apocalipse, o tempo do ajuste de contas. Único sobrevivente do expurgo, Ablon, o líder dos renegados, é convidado por Lúcifer, o Arcanjo Negro, a se juntar às suas legiões na Batalha do Armagedon, o embate final entre o céu e o interno, a guerra que decidirá não só o destino do mundo, mas o futuro da humanidade (Fonte: Contra-capa do livro).

O autor: Eduardo Spohr, além de escritor, é jornalista e blogueiro. Também administra um curso de literatura como professor da faculdade Hélio Alonso, no Rio de Janeiro. Para maiores informações, visite o site do autor (www.abatalhadoapocalipse.com).

Resenha: Eduardo Sporh esbanja talento nesse livro. Construindo de forma notável, criativa e apaixonante, uma trama de proporções épicas. Um belo trabalho que não fica nada a dever aos grandes nomes da “literatura de fantasia”, como: Terry Brooks, Emily Rodda, Licia Troisi, Christopher Paolini, entre outros.

Em A Batalha do Apocalipse, o autor une o Livro do Gênesis e o Livro do Apocalípse bíblicos com singular ousadia. Sem ser pedante ou tendencioso, Eduardo Spohr não se apega ao canone místico, ou mitológico, da fé cristã para recriar as suas legiões de anjos, serafins e arcanjos. Despojado de qualquer dogma, vai além dos conceitos sobre a criação do universo, do nascimento do homem, do surgimento das civilizações, da missão do Messias, da angeologia, da demologia e da própria existência de Deus, descritos na Bíblia. Sua obra transcende o mito, a superstição, as lendas e até mesmo a fé, e desnuda um universo onde o gênero humano não passa de fantoche nas mãos dos ganaciosos arcanjos.

Ao ler A Batalha do Apocalípse, deixe de lado crenças religiosas e conceitos dogmáticos da fé. Considere que o livro se trata de uma obra de ficção, onde o autor expressa toda a sua genialidade literária. Desta forma, a leitura se tornará muito saborosa, trazendo-lhe uma satisfação ímpar. Esse é o melhor livro sobre o tema “Apocalipse” que já tive a oportunidade de ler. Eduardo Spohr prova que a literatura brasileira atingiu um novo nível autoral e uma qualidade narrativa impressionante. É, sem dúvida alguma, um modelo a ser seguido.

A começar pela capa, com a excelente ilustração de Stephan Sölting, o livro possui um cuidadoso trabalho gráfico. A narrativa, em suas quase 600 páginas, é clara e concisa, com um estilo próprio, sem exageros ou excessos. Os personagens são condizentes com a trama, e nenhum deles, por mais simples que seja sua participação, fica sem uma apresentação adequada e esclarecedora dentro do contexto geral. Adorei o glosário no final do livro, com os nomes em ordem alfabética dos personagens e das localidades, com explicativo. A cronologia das datas apresentadas na história também ficou ótima.

Nas primeiras 70 ou 80 páginas do livro os diálogos e a narrativa são um tanto que truncados, pouco articulados. Fiquei com a impressão de que Eduardo Sporh estava ensaiando, tentando encontrar um equilíbrio adequado entre narração e diálogo. Pensei seriamente em abandonar a leitura. Fiz bem dar uma chance ao livro. Porque, a partir deste ponto em diante, a narrativa decola, toma corpo e articula-se de tal maneira que parece que a história ganha alma própria. Flui de forma envolvente, enredando-nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com