TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONCEPÇAO DA CRIANÇA

Exames: A CONCEPÇAO DA CRIANÇA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  1.432 Palavras (6 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 6

DESENVOLVENDO APRENDIZAGEM

O presente trabalho tem como objetivo se aprofundar no início da concepção da infância e na sua evolução. O processo de aquisição de uma nova identidade foi demorado para as instituições que trabalham com crianças. Durante esse período surge a concepção e como ela é tratada hoje.

AO lecionar, o professor deve elaborar seu planejamento se baseando onde deseja chegar e programando habilidades que gostaria de desenvolver nas crianças, no final avaliar podendo até repensar e retomar o ensino quando necessário.

As especificidades dos métodos de alfabetização compreendem a organização dos espaços educativos, construindo conhecimento necessário para os profissionais obterem uma educação de qualidade.

E por fim, falarei da importância da Roda de conversa para o desenvolvimento da oralidade e a presença do lúdico sendo marcante na vida das crianças.

Desenvolvendo aprendizagem

Com o passar dos anos a concepção da infância está sendo construída, percebendo uma grande transformação a respeito do sentimento da criança, sendo que no passado não havia um olhar sensível para sua necessidade, ela era considerada como adulto em miniatura.

Nessa época os filhos eram propriedades dos pais, sendo que eles não tomavam decisões alguma, as crianças trabalhavam para ajudar no sustento da casa, havendo maus tratos e muita exploração infantil porque era considerada mão de obra barata, mas com os filhos dos poderosos a realidade era outra, eles tinham cuidados especiais.

Infelizmente essa era a situação a sociedade não dava o mínimo de atenção as crianças, havendo muito abandono na roda dos rejeitados, principalmente se elas fossem deficientes ocorrendo também alto índice de mortalidade devido à falta de higiene.

Com a chegada da Revolução Industrial na Europa e a falta de mão de obra a mulher começou a trabalhar e dessa forma, surgiu aos poucos instituições para o atendimento dessas crianças, sendo que esses pais não tinham onde deixar seus filhos.

Atualmente a visão é bem diferente, a população tem demonstra mais afeto com as crianças procurando incentivá-las nas escolas, sendo que aprendam a conviver com pessoas diferentes e realizando atividades do dia a dia.

Foi criado em 1998, o RCNEI (Referencial Curricular Nacional), documento que simboliza um avanço para a educação infantil, apresentando metas para melhor qualidade de ensino, oferecendo argumentos entre cuidar e educar como praticas que devem caminhar juntas.

Para o RCNEI, educar assume um papel importante na educação infantil, pois significa:

Propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural (Brasil, 1998ª, p.23).

Nessa proposta o professor sendo um observador, ao ministrar aulas saberá elaborar o planejamento baseado na realidade educacional, registrando com antecedência cada aspecto que envolve a atividade que será realizada partindo do objetivo e considerando a necessidade dos alunos, contemplando também momentos da rotina, sendo essencial no dia a dia da criança.

Na educação infantil a avaliação é proporcionada através de momentos individuais e coletivos, sendo utilizado o instrumento mais usado pelo professor a observação, desta forma poder investigar e finalmente ter a certeza se está havendo uma evolução ou não. Sendo assim o educador conhece a situação de seus alunos podendo tomar as providências quando necessário para ocorrer o aprendizado da melhor maneira.

São muitos os profissionais que se preocupam com a alfabetização, sendo um período muito importante e marcante na vida das crianças podendo aprender a ler, compreender e saber falar com segurança sobre o assunto que foi lido. Esses métodos facilitam ao educador atingir esses resultados.

Método Sintético insiste na relação entre o oral e o escrito, entre o som e a grafia, dominando o alfabeto, as sílabas as palavras, frases e finalmente os textos. Esse meio de aprendizagem o aluno adquire ortografia perfeita, mas por outro lado prejudica o seu desenvolvimento por ser um ensino baseado em regras e repetições, sendo praticado por memorização e repetição.

Já o Método Analítico a criança desenvolve seus pensamento, expõem suas idéias por meio de produção de texto, estimulando também a leitura.

Portanto observa-se a importância de um ambiente organizado onde o professor alcança seus objetivos, ensinando e trabalhando com texto para aperfeiçoar e estimular a leitura e escrita, devendo ser um hábito seguido por toda a vida.

A educadora da instituição infantil proporciona momentos ricos na Roda de Conversa, facilitando o desenvolvimento da linguagem oral, possibilitando trocas de informações e dessa forma a criança aprende a conversar, conversando.

Durante o dialogo as crianças melhora a qualidade de relações entre os colegas, podendo solucionar conflitos e desentendimentos percebendo uma melhora a cada dia na construção desse aprendizado.

É importante garantir participação de todos falarem na hora da roda de conversa podendo levantar o dedo, pedir licença ou fazendo uso de um boneco, sendo passado de criança em criança. Através dessa atividade o aluno expressa seus sentimentos, suas idéias desenvolvendo a fala.

É notadamente visível a rápida transformação ocorrida nos últimos anos, fazendo com que a criança perdesse seu espaço de brincar na rua ficando cada vez mais dentro de casa, tendo como divertimento os jogos eletrônicos deixando de gastar energia com brincadeiras tradicionais e assim perdendo seus direitos.

Compreendemos que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com