TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE III

Por:   •  10/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.176 Palavras (5 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 5

Professora Giselle Carvalho

Contabilidade III

Avaliação de Ativos Financeiros

  1. Classifique se a transação deve ser computada no resultado do exercício (DRE) ou na conta Ajustes de Avaliação Patrimonial (AAP):

a) Ganho com ajuste a valor justo de uma ação classificada como Instrumentos financeiros ao valor justo por meio dos outros resultados abrangentes

b) Perda com ajuste a valor justo de um título federal classificado como Instrumentos financeiros ao valor justo por meio do resultado

c) Perda com valor justo de uma ação classificada como Instrumentos financeiros ao valor justo por meio dos outros resultados abrangentes

d) Rendimentos de um título privado classificado como mantido até o vencimento.

e) Rendimento de um título estadual classificado como Instrumentos financeiros ao valor justo por meio do resultado

f) Rendimento de um título municipal classificado como Instrumentos financeiros ao valor justo por meio dos outros resultados abrangentes

g) Perda com valor justo de um título estadual classificado como Instrumentos financeiros ao valor justo por meio dos outros resultados abrangentes

h) Ganho com valor justo de um título do governo classificado como Instrumentos financeiros ao valor justo por meio do resultado

i) Perda com ajuste a valor justo de uma ação classificada como Instrumentos financeiros ao valor justo por meio dos outros resultados abrangentes

  1. Uma sociedade comprou um título por $3.000. Os rendimentos até a data do balanço são de $200 e o valor de mercado desse título na data do balanço é de $3.380. Com base nessas informações, indique quais seriam os registros contábeis se esse título fosse classificado como: (a) Instrumentos financeiros ao valor justo por meio do resultado; (b) como Instrumentos financeiros ao valor justo por meio dos outros resultados abrangentes; e (c) títulos mantidos até o vencimento (custo amortizado). Desconsidere a tributação dos rendimentos.

  1. Considerando os mesmos dados da questão 2, mas supondo que o valor de mercado do título na data do balanço é de $3.100.
  1. Uma Companhia adquiriu em 01.12.X1, 1.000 ações de outra sociedade, pagando por cada uma o valor de $1,00. A intenção da administração é vender essas ações já no exercício de X2, colocando-as disponíveis para venda. Na data do encerramento do exercício, 31.12.X1, a cotação das ações na bolsa de valores era de$0,90 por ação. Faça os lançamentos devidos.

Ajuste a Valor Presente (CPC 12)

  1. Uma entidade efetua uma venda a prazo no valor de $10.000 mil para receber o valor em parcela única, com vencimento em cinco anos. Caso a venda fosse efetuada à vista, de acordo com opção disponível, o valor da venda teria sido de $ 6.210 mil, o que equivale a um custo financeiro anual de 10%.

Verifica-se que essa taxa é igual à taxa de mercado, na data da transação. Contabilize o registro inicio e os subsequentes.

  1. Determinada empresa realizou vendas no montante de $150.000, para serem recebidas em 20 meses. A taxa de juros da operação é de 2,5% a.m. Determine: o valor do ajuste a valor presente (AVP), o fluxo de caixa da operação de financiamento, o registro da operação no ato da venda e o registro da contabilização do recebimento da primeira parcela, assim como a apropriação dos encargos financeiros desta. Segregue as informações em curto e longo prazo.
  1. A Companhia Bresel S.A. realizou uma venda de mercadorias no valor pré-fixado de R$ 450.000,00 na data de 02/11/2016, para ser paga dentro de 5 (cinco) meses, em parcela única. A taxa de juros incidente na transação foi de 2,2% ao mês. Considere, para fins de cálculo de ajuste a valor presente (AVP), que esta é uma transação relevante para a empresa.

Com base nas informações supracitadas e tendo com base no Pronunciamento Técnico CPC 12, proceda a contabilização desta operação, desde o reconhecimento inicial até o pagamento do principal, reconhecendo os juros mensalmente no resultado.

a) Qual o total da receita financeira, relativa a esta transação, que a Bresel S.A. reconhecerá na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) de 2016?

b) Qual o total da receita financeira, relativa a esta transação, que a Bresel S.A. reconhecerá na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) de 2017?

c) Faça os lançamentos devidos.

  1. A empresa Alfa adquiriu um veículo da empresa Beta em 4 parcelas mensais e iguais no valor de 13.000,00 com uma taxa de juros compostos implícita de 5% a.m. Sabendo-se que o valor justo do veículo e de 50.000,00, faça os lançamentos devidos da aquisição, pagamento e apropriação dos juros.

Clientes

  1. (CFC – CONSUPLAN – 2018) Os seguintes saldos em Duplicatas a Receber e Perdas Estimadas com Créditos de Liquidação Duvidosa (PECLD) constavam no Ativo Circulante do Balanço Patrimonial de uma Sociedade Anônima.

[pic 2]

Sabe-se que, após esgotadas diversas tentativas de cobrança sem sucesso, inclusive utilizando-se de meios judiciais, o departamento jurídico informou ao departamento contábil que havia evidências significativas e objetivas de que o Cliente B não pagaria a dívida de R$ 30.000,00. Considerando-se somente as informações apresentadas, e que os relatórios contábil-financeiros devem representar fidedignamente a realidade econômica da entidade, assinale o valor da perda incorrida com o Cliente B que a Sociedade Anônima deveria reconhecer no resultado do exercício.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (164.3 Kb)   docx (61.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com