TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ciência E O Conhecimento Científico: Método Científico

Dissertações: A Ciência E O Conhecimento Científico: Método Científico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/1/2014  •  1.404 Palavras (6 Páginas)  •  905 Visualizações

Página 1 de 6

Índice

1 Introdução 3

2 Tipos de conhecimento: 4

2.1 Conhecimento popular 4

2.2 Conhecimento Filosófico 4

2.3 Conhecimento Religioso 4

2.4 Conhecimento científico 5

3 Conhecimento científico e as suas características 6

4 Conhecimento: a sua relação com a ciência 7

5 Método Cientifico 8

6 Conclusão 9

7 Bibliografia 10

1 Introdução

Na disciplina de Metodologia do Trabalho científico, foi proposto pela professora Clementina Oliveira um trabalho de grupo, no qual o nosso tema é a ciência e o conhecimento científico: Método científico. Este tema é actualmente, em termos de método científico bastante abrangente, pois é necessário e importante para uma profunda investigação. Tal motivo nos remeteu para esta escolha.

No nosso trabalho referimos os quatro tipos de conhecimento: Conhecimento popular, conhecimento filosófico, conhecimento religioso e conhecimento científico, entretanto clarificamos mais o conhecimento científico, caracterizando-o e referindo e sua relação com a ciência. Falamos também do método científico onde compreendemos que não existe ciência sem método.

As metodologias que utilizamos foram uma investigação na internet e avaliação de texto de diversos autores.

2 Tipos de conhecimento:

2.1 Conhecimento popular

É amplo e complexo que utiliza expressões contextuais para transmitir conceitos que de outra forma seria muito complicado ou levaria demasiado tempo. Uma amostra interessante dos milhares de expressões é a curiosidade matou o gato. (http://www.molwick.com/pt/metodos-cientificos/512-fontes-conhecimentos.html)

2.2 Conhecimento Filosófico

O conhecimento filosófico tem por origem a capacidade de reflexão do homem e por instrumento exclusivo do raciocínio. Como a Ciência não é suficiente para explicar o sentido geral do universo, o homem tenta essa explicação através da Filosofia. Filosofando, ele ultrapassa os limites da Ciência – delimitado pela necessidade da comprovação concreta – para compreender ou interpretar a realidade em sua totalidade. Mediante a Filosofia estabelecemos uma concepção geral do mundo. (http://www.molwick.com/pt/metodos-cientificos/512-fontes-conhecimentos.html)

2.3 Conhecimento Religioso

O conhecimento religioso, isto é , teológico , apoia-se em doutrinas que contêm proposições sagradas ( valorativas), por terem sido reveladas pelo sobrenatural ( inspiracional ) e, por esse motivo, tais verdades são consideradas infalíveis e indiscutíveis ( exactas); é um conhecimento sistemático do mundo (origem, significado e destino) como obra de um criador divino; as suas evidencias não são verificadas: esta sempre implícita uma atitude de fé perante um conhecimento revelado. (Trujillo, (1974. P11))

2.4 Conhecimento científico

“ O conhecimento científico é, assim, conquistado, construído e verificado.”

(Gaston Bachelard)

O conhecimento científico parte de factos, respeita-os até certo ponto. A ciência procura descobrir as circunstâncias tais como são, independentemente do seu valor emocional ou comercial: a ciência não poetiza os factos. Em todos os campos, a ciência começa por estabelecer os factos: isto requer curiosidade impessoal, desconfiança pela opinião prevalecente e sensibilidade à novidade.

Nem sempre é possível, nem sequer desejável, respeitar inteiramente os factos quando se analisam, e não há ciência sem análise, mesmo quando a análise é apenas um meio para a reconstrução final do todo. O conhecimento científico distingue os factos: põe de lado os factos, produz factos novos e explica-os. O senso comum parte dos factos e atem-se a eles: constantemente, limita-se ao facto isolado, sem ir muito longe no trabalho de o correlacionar com outros, ou de o explicar. Pelo contrário, a investigação científica não se limita aos factos observados: os cientistas exprimem a realidade a fim de ir mais além das aparências; recusam o consistente dos factos percebidos. Há mais: o conhecimento científico racionaliza a experiência, em vez de se limitar a descrevê-la; a ciência dá conta dos factos, não os inventariando, mas explicando-os por meio de hipóteses (em particular, enunciados e leis) e sistemas de hipóteses (teorias). (http://www.molwick.com/pt/metodos-cientificos/512-fontes-conhecimentos.html)

3 Conhecimento científico e as suas características

• Conhecimento científico:

o Factual;

o Sistemático;

o Verificável;

o Construído passo a passo;

o Aberto à crítica;

o Falível, mas aproximadamente exacto.

É uma ciência aberta, com carácter objectivo, positivista, racionalista e autónomo.

O primeiro carácter do conhecimento científico, reconhecido até por cientistas e filósofos das mais diversas correntes, é a objectividade, no sentido de que a ciência intenta afastar do seu domínio todo o elemento afectivo e subjectivo, deseja ser plenamente independente dos gostos e das tendências pessoais do sujeito que a elabora. Numa palavra, o conhecimento verdadeiramente científico deve ser um conhecimento válido para todos. A objectividade da ciência, por isso, pode ser também, e talvez melhor, chamada intersubjectividade, até porque a evolução recente da ciência, e especialmente da Física, mostrou a impossibilidade de separar adequadamente o objecto do sujeito e de eliminar completamente o observador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com