TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Combustão

Por:   •  7/12/2017  •  Seminário  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Componente Curricular: Luan, Sávio.

Prof. Noberto Estellita Herkenhoff

[pic 2]

NR23
(Proteção Contra Incêndios)

O que é combustão?

  É toda reação química em que um combustível (material que oxida) reage com um comburente (oxigênio). Essa reação sempre acontece na forma de energia liberando calor. Outros produtos também são liberados como, por exemplo, o dióxido de carbono, quando de se trata de combustível orgânico.

  Os combustíveis podem ser sólidos (Papel, madeira, etc.), líquidos (álcool, gasolina, etc.), ou gasosos (gás hidrogênio, gás butano, etc.). As reações de combustão realizam para obtenção de energia térmica, para gerar energia elétrica, mecânica, aquecimentos e outros.

  Para que ocorra a combustão é necessária uma ignição, portanto basta o contato com uma faísca, para fornecer uma energia de ativação, o necessário para iniciar o processo.

 Combustão completa:

Ocorre quando existe oxigênio suficiente para consumir todo o combustível e produz dióxido de carbono e água como produtos. Além disso, nas reações de combustão completas, o Nox do carbono atinge o seu valor máximo, que é +4. Exemplos:

Combustão completa do metano: CH4(g) + 2 O2(g) → CO2(g) + 2 H2O(g) + calor

Combustão incompleta:

Ocorre quando não existe oxigênio suficiente para consumir todo o combustível e produz monóxido de carbono e água ou fuligem (formada basicamente por carbono) e água como produtos. Além disso, nas reações de combustão incompletas, o Nox do carbono atinge valores menores como +1 e +2. Exemplos:

Combustão incompleta do metano: CH4(g) + 3/2 O2(g) → CO(g) + 2 H2O(g)   

Triangulo do fogo:

 [pic 3]

É representação dos três elementos necessários para iniciar a combustão. O combustível que fornece energia para a queima, o comburente que é a substância que reage quimicamente com o combustível e a temperatura de ignição que é necessário para iniciar a reação entre combustível e comburente. Para que se processe esta reação, obrigatoriamente dois agentes químicos devem estar presentes: Combustível e Comburente.

 Tetraedro do fogo:

  Acontece quando o incêndio tem condição de se manter e fica fora de controle, que também poder ser chamado de reação em cadeia.

[pic 4][pic 5]

O que é incêndio:

É o fogo de grandes Proporções, ou seja, destrói algo que não era destinado a ser queimado. Colocando a vida de pessoas em riscos. Causando queimaduras, intoxicação, etc.

 Diferente do fogo originado, como por exemplo acender uma lenha num fogão a lenha. As causas mais habituais dos incêndios destacam-se as falhas ou avarias nas instalações eléctricas, as perdas de combustível e os acidentes com velas, cigarros e outras fontes de calor/fogo.

Classes de incêndio:

Classe A: Ocorrem em materiais que rapidamente pegam fogo, ou seja, materiais de fácil combustão. Estes tipos de classe de incêndio geralmente queimam de maneira rápida, em sua superfície e em profundidade. Exemplos: Papel, papelão, etc.

Classe B: São os inflamáveis, que na combustão liberam muita energia, sem deixar resíduos, eles queimam somente a superfície e não em profundidade. Exemplos de substâncias para que ocorram essa classe de incêndio: Álcool, diesel, etc.

Classe C: São relacionados a eletricidade. Nesses tipos de incêndios o primeiro passo é, desligar o energia elétrica do local do incêndio. E não pode ser combatido com agua.  Continua pegando caracterizado pela classe A. Exemplos: Fios sobrecarregados, tomadas etc.

Classe D:  eles são piro fosfóricos (popularmente conhecidos como fogos de artifícios), que assim como os incêndios de classe C, não devem ser apagados com água. Quando substância pira fosfóricas, queimam em altas temperaturas produzem uma chamam bem característica, um azul-esbranquiçado. Exemplos de metais piro fosfóricos são o magnésio, sódio, alumínio, tungstênio etc.

Classe K: ocorre em gorduras e óleos em geral como nas cozinhas industriais ou residenciais

Tipos de extintores: 

Agente Extintor

Indicação

Água (H2O)

É indicado para incêndios da classe A. Seu princípio de extinção é por resfriamento e agem em materiais como madeiras, tecidos, papéis, borrachas, plásticos e fibras orgânicas. É proibido o seu uso para incêndios de classe B e C.

Gás Carbônico (CO2)

É indicado para incêndios da classe B e C. Seu princípio de extinção ocorre por abafamento e resfriamento e age em materiais combustíveis e líquidos inflamáveis e também contra fogo oriundo de equipamentos elétricos.

Pó Químico B/C

É indicado para incêndios da classe B e C. Seu princípio de extinção é por meio de reações químicas.

Pó Químico A/B/C

É indicado para incêndios da classe AB e C. Seu princípio de extinção é por meio de reações químicas e abafamento (para incêndios da classe A) e pode ser usado para a contenção de fogo de praticamente qualquer natureza.

Espuma mecânica

É indicado para incêndios da classe A e B e seu uso é proibido para incêndios de classe C. Seu princípio de extinção é por meio de abafamento e resfriamento.

[pic 6]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (179.7 Kb)   docx (97.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com