TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunidade

Trabalho Escolar: A Comunidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2013  •  516 Palavras (3 Páginas)  •  771 Visualizações

Página 1 de 3

O novo modelo de gestão educacional prevê a participação da comunidade nos processos de gestão. No entanto, esta participação pode dar-se sob a forma de DEMOCRACIA REPRESENTATIVA ou de DEMOCRACIA PARTICIPATIVA. Indique em um texto de 8 a 10 linhas qual destes modelos você julga mais adequado, citando pelo menos dois argumentos que justificam sua escolha.

Desaprender para aprender. Deletar para escrever em cima. Houve um tempo em que eu pensava que, para isso, seria preciso nascer de novo, mas hoje sei que dá pra renascer várias vezes nesta mesma vida. Basta desaprender o receio de mudar. Martha Medeiros.

Com base nas idéias de Martha Medeiros e nos capítulos 01 à 05 do livro-texto da disciplina, elabore um texto, entre 08 e 10 linhas que responda a seguinte questão:

como o professor que atua na EJA deve reestruturar seu planejamento frente às necessidades, potencialidades e dificuldades de seu aluno. Aborde questões didático-metodológicas do professor.

Conforme a LDB 9394/96. Diz o artigo 37: “A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou oportunidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria”. Essa definição da EJA, nos esclarece o potencial de educação inclusiva e compensatória que essa modalidade de ensino possui.

O educador deve planejar suas aulas conforme a necessidade de seus educandos,não infantilizando suas aulas, mas utilizando recursos didático-metodológicas que estimulem o ambiente educacional.

A musica é um ótimo recurso, para se trabalhar a linguagem oral e escrita com esses educandos,alem de trazer a eles lembranças remotas, faz também com que se interessem mais pelas aulas,o educador não pode ficar apenas com livros didáticos deve buscar alem,reestruturar.

A participação da comunidade nos processos de gestão educacional é essencial; e essa participação se da através da democracia.

Democracia participativa é a justificativa do poder político guiado no debate entre cidadãos que tem participação em igualdade.

No entanto a democracia forma no povo brasileiro a consciência constitucional de direitos e liberdades.

A democracia participativa faz com que os brasileiros tenham ao direito em participar de debates públicos podendo assim opinar visando o bem estar da comunidade, sobre os problemas educacionais, políticos e sociais.

Classe social como categoria de análise e as contribuições trazidas pela teoria da prática e pelos historiadores da cultura, envolvem refletirmos a cerca dos processos de desigualdade social, experenciados por nós, na contemporaneidade. Reflita sobre o conceito de classe social e a relação existente com o processo de desigualdade social, presente no contexto da sociedade brasileira.

A educação está inserida como contexto social, a escola é um lugar onde diferentes indivíduos estão inseridos o homem contemporâneo vive em um mundo desigual o Brasil é um pais onde mais se vê essa desigualdade, desde a educação a renda dos trabalhadores.

Existe uma relação entre a classe social e o baixo nível educacional esses fatores socioeconômicos nos mostra que os que possuem baixo nível de escolaridade têm pequena

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com