TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Agente Comunitário De Saúde E O Seu Papel Na Comunidade

Exames: O Agente Comunitário De Saúde E O Seu Papel Na Comunidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2012  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  1.781 Visualizações

Página 1 de 2

O Agente Comunitário de Saúde e o seu papel na comunidade.

O trabalho dos Agentes Comunitários é muito importante para a promoção e o desenvolvimento de ações que visem a saúde da população. É este profissional que tem como uma de suas atribuições visitar as famílias na comunidades em busca de identificar situações de que possam colocar em risco a vida dos indivíduos, nessa rotina de visitas domiciliares que o Agente Comunitário passa a ser para a comunidade mais que um simples profissional da saúde, para se tornar um membro da família muitas das vezes.

Todos trabalhos desempenhados pelos Agentes Comunitários de Saúde são articulados juntamente nas unidades de Saúde da Família onde estes são alocados, é nas unidades que as famílias são cadastradas e encaminhadas para atendimentos sempre que necessário. Nos PSF são desenvolvidas diversas atividades junto a comunidade, lembrando que cada Unidade de Saúde Família abrange uma área específica da cidade.

O PSF é uma das medidas criadas pelo ministério da saúde que visa a atenção básica da saúde, cada unidade da Saúde da Família conta com um médico, um enfermeiro, um técnico em enfermagem, assim como os Agentes Comunitários de Saúde que podem chegar de 5 a 6. Todo trabalho desenvolvido por esses profissionais é um trabalho de equipe, ao qual cada parte constitui um todo, onde o grande e maior objetivo é levar, promover a saúde em todos os contextos.

Todos os Agentes Comunitários de Saúde, quando antes de iniciar seu trabalho pela primeira vez devem passar por um curso de capacitação, e sempre que possível fazer curso de atualização. As atividades dos Agentes também devem ser supervisionadas por um enfermeiro ou outro profissional, que possa possibilitar informações sobre saúde ao qual estes estarão orientando as famílias. Nas unidades de saúde também são desenvolvidas reuniões com as equipes buscando o aprimoramento das atividades realizadas pela equipe de saúde da respectiva unidade.

Nesse contexto os Conselhos Municipais de Saúde também estão envolvidos nesse processo de aprimorando dos serviços de Saúde, os conselhos são criados com o objetivo de discutir e criar medidas mais eficazes para o melhor serviço de saúde para a população, os usuários também fazem parte do conselho.

De modo geral podemos concluir que promover saúde é um desafio constante e que vários setores estão inseridos na área da saúde formando uma grande equipe. Hoje o PSF bem como os ACS são propostas que têm apontados resultados eficazes, porém muito precisa ainda ser feito para que tanto os usuários como os próprios profissionais se sintam mais satisfeitos. É preciso lembrar sempre que Saúde não simplesmente a ausência de doenças, ter uma vida saudável e ter moradia digna, trabalho, alimentação, estudo e muitas outras coisas, é preciso que nós profissionais da área da saúde tenhamos sempre isso em mente: o ser humano na visão biopsicossocial.

Por:

Daiane Marcelha do Patrocínio.

02 de Novembro de 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com