TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contribuição Dos Princípios De Henry Fayol Para A Administração De Empresas E Para A Administração pública

Trabalho Escolar: A Contribuição Dos Princípios De Henry Fayol Para A Administração De Empresas E Para A Administração pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/1/2015  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  858 Visualizações

Página 1 de 4

A contribuição dos princípios de Henry Fayol para a Administração de Empresas e para a Administração pública

Ao observar sobre o processo de produção de cosméticos na empresa NATURA e a organização da empresa de entregas rápidas FEDEX, percebe-se a pratica de planejamento dessas empresas, sua organização, a forma de divisão do trabalho, a valorização dos funcionários aliada à intensa mecanização e uso de tecnologias avançadas que permite maior agilidade nos processos de produção (Natura) e entrega (Fedex e Natura). Além disso, pode ser notado nessas duas empresas e em outra, a SPOLETO, uma preocupação principal que é o bom atendimento e a satisfação das necessidades do cliente.

Nas empresas NATURA e FEDEX pode ser observado o foco em organização e divisão do trabalho, onde de acordo com Fayol

“Para que impere a ordem material é preciso que um lugar tenha sido reservado para cada objeto e que todo objeto esteja no lugar que lhe foi designado, para a ordem social que um lugar seja reservado a cada agente e que cada agente esteja no lugar que lhe foi destinado.” (FAYOL,1990, p.59).

“A divisão do trabalho tem por finalidade produzir mais e melhor, com o mesmo esforço. O operário que faz todos os dias a mesma peça e o chefe que trata constantemente dos mesmos negócios adquire mais habilidade, mais segurança e mais precisão e, consequentemente, aumentam de rendimento.” (FAYOL,1990,p.44).

Porem ao enfatizar a definição de divisão do trabalho feita por Fayol, alguns estudiosos fazem critica ao fato de esse pensamento propor um trabalho repetitivo, que pode se tornar cansativo e estressante. Esse aspecto essas empresas abordam de forma diferenciada pois valorizam o trabalhador como ser humano e não como maquina.

Outra observação pode ser feita quanto à mecanização e uso de tecnologias avançadas nos processos de produção da empresa NATURA. Essa constante mudança na forma de melhorar o processo de produção não foi abordado por Fayol em seus estudos.

1. A cultura de gestão na administração pública

Na Administração Pública todo o trabalho desenvolvido é voltado para o atendimento á população e para que ele obtenha êxito, a observância das funções administrativas definidas por Fayol se torna fundamental desde a primeira etapa (planejamento), passando tambem pela organização e liderança, até a etapa final (controle) onde o ciclo reinicia. De acordo com Fayol essas funções devem ser desenvolvidas pela alta administração em interação com todos os níveis hierárquicos da empresa.

Na Administração Pública o desafio em se seguir corretamente essas funções está no fato de que forma de tratar a politica muda a cada processo eleitoral, mudando com ele a forma de pensar a administração, de exercer o poder e os interesses partidários. Aliado a esses fatores está à burocracia, pois a administração publica abrange não somente uma localidade, mas envolve todo o Estado.

Para Weber a burocracia é a forma de organização mais eficiente já inventada, uma vez que consegue antecipar e detalhar exatamente como os procedimentos devem ser tomados, entretanto para muitos ela é sinal de atraso e ineficiência.

Na definição de divisão de trabalho a administração publica foca a contratação e divisão por cargos ou seja, busca-se pessoas pela formação em determinada área. Nessa divisão cada funcionário é responsável somente por seu cargo e sua responsabilidade. Assim a organização permanece a mesma, mesmo com a saída e entrada de diferentes funcionários, pois é considerado apenas o conhecimento na ocupação dos cargos.

A hierarquia das organizações publicas se dá pela ocupação dos cargos de acordo com a formação, onde quanto maior o conhecimento técnico mais alto o cargo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com