TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jules Henri Fayol

Exames: Jules Henri Fayol. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 4

Jules Henri Fayol

Apresentação do Estudioso

Jules Henri Fayol, autor e criador da Teoria Clássica da Administração, nasceu no dia vinte e nove de julho do ano de 1841, em Istambul. Seus pais eram franceses e André Fayol, seu pai, era contramestre de metalurgia.

Henri Fayol começou a sua carreira desde cedo. Quando ainda tinha apenas 19 anos era formado em engenharia de Minas e, por conta disso, passou a trabalhar na área, em uma companhia de metalurgia e minas. Ali, Henri teve a oportunidade de alavancar a sua carreira de engenheiro administrador, bem como, teve a possibilidade de se tornar um teórico de gesto. O autor foi o pai da teoria da gestão, na realidade, ele foi uma das primeiras pessoas que analisou a atividade empresarial e as principais atividades que cercam a gestão, como o planejamento, o controle, a coordenação, a organização, dentre outros.

Objetivo de Fayol

Na clássica teoria, o autor revelou que existe uma ligação entre estratégia e teoria empresarial e, nesse sentido, é imprescindível que haja o aprofundamento da gestão e o líder deve aprender a cultivar as qualidades necessárias. Henri Fayol também defendeu que era possível aplicar os princípios da teoria em qualquer tipo de empresa, ou seja, comercial, industrial, religiosa ou governamental.

O autor francês, em seus estudos e pesquisas, destacou que a empresa é como uma organização que deve iniciar com uma estratégia, um plano e que, para isso, o administrador deve definir os seus objetivos para poder praticar o seu plano de administração. O líder é aquele que atua de forma firme, controlando, definindo, mantendo a ordem da sua organização.

Princípios Positivos da Teoria

Paralelamente aos estudos de Taylor, o engenheiro francês Henry Fayol defendia princípios semelhantes na Europa.

Fayol relacionou quatorze princípios básicos, que podem ser estudados de forma complementar a de Taylor.

• Divisão do Trabalho – a especialização dos funcionários, dos executivos da administração aos operários da fábrica, favorece a eficiência na produção, aumentando a produtividade.

• Autoridade e Responsabilidade – autoridade é o direito dos superiores hierárquicos de dar ordens que serão supostamente obedecidas; responsabilidade é a contrapartida da autoridade.

• Unidade de Direção – o controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para o grupos de atividades com os mesmos objetivos.

• Unidade de Comando – um empregado deve receber ordens de apenas um supervisor, evitando contra-ordens.

• Disciplina – necessidade de se estabelecer normas de conduta e de trabalho, válidas para todos os funcionários. A ausência de disciplina joga a organização no caos.

• Prevalência dos interesses Gerais – os interesses gerais da corporação devem prevalecer sobre os interesses individuais.

• Remuneração – deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com