TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Corda de 7 Nós

Por:   •  11/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.645 Palavras (7 Páginas)  •  1.283 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

O PAINEL DO GRAU DE APRENDIZ

Um dos mais antigos símbolos da Maçonaria é o Painel da Loja ou Quadro, como relatam vários Trabalhos, a explicação da existência do Painel da Loja remota aos primórdios da Maçonaria pois, com o objetivo de representar os mais importantes Símbolos da Ordem o Painel era desenhado à giz e carvão nos locais onde se realizavam as sessões. O inconveniente de ter que apagar e refaze-lo levou algumas Lojas a desenhá-los sobre o tapete ou de um pano, exposto aos presentes.

Na Europa, havia na época, uma variedade enorme de Painéis. Em 1808, o irmão Wiliian Digth, bom desenhista, pintou três Painéis com intuito de uniformizar os desenhos e criar um padrão para cada Grau. Alguns anos mais tarde foi iniciado na Maçonaria Inglesa uma artista que deixaria seu nome gravado na História, John Harris, que pintou os Painéis dos três Graus, inicialmente para a Loja “Humanidade e Sinceridade nº 261”.

Por Painel do Grau, entendemos o Quadro que a Loja apresenta por ocasião da abertura dos trabalhos, existindo um para cada Grau da denominada Maçonaria Azul: o da Loja de Aprendiz, o da Loja de Companheiro e o da Loja de Mestre. A sua colocação na Loja indica que continua viva toda simbologia que oriente os trabalhos dos Maçons. No Painel do Grau de Aprendiz, objeto deste trabalho, estão desenhados os símbolos Maçônicos abaixo que serão enumerados, mas não tão detalhados, visto ser um trabalho rico, minucioso e extenso. Sendo indicada uma arquitetura em separado para o estudo de cada destes símbolos.

Todo o templo, incluindo o assoalho, as paredes e teto, é contemplado no Painel, sendo composto por: O templo propriamente dito: Na Maçonaria a Loja surge no Templo. O vocábulo sugere um local onde os operários da construção descansavam e debatiam seus problemas sociais e espirituais. Na busca de uma definição simbólica e perfeita para o Templo que cada um de nós tem dentro de si, a Bíblia fornece aos Maçons o Templo de Salomão, símbolo de alcance magnifico. Ele nos recorda a grandeza e a responsabilidade que aceitamos ao ingressar na ordem Maçônica pois o local onde nos reunimos representa o Universo.

A Porta do Templo, sua situação é no ocidente, o lugar onde chega a luz em sucessivos estados de manifestação procedentes do Oriente. Representa proteção de uma eventual ação externa e também protege contra possíveis perdas de energia recebidas no interior do Templo. Antecedida por uma escada com três simboliza o Iniciado com corpo, alma e espirito. Os três degraus do Templo Maçônico mostram os esforços que os aprendizes devem fazer para seu crescimento moral. Podemos ver ainda as indicações Norte e Sul, Oriente e Ocidente.

Em cima do desenho que representa a Porta do Templo, existe um triângulo representado o Delta Luminoso. Ele está no Oriente e simboliza no Plano físico o Sol de onde emana a vida e a luz. No plano astral: o Verbo, o Princípio Criador. No plano espiritual: o Grande Arquiteto do Universo. Indica a presença permanente de Deus, a eterna e divina vigilância que observa e registra todos os nossos atos.

As Colunas de cada lado da entrada do Templo, aparecem uma coluna suportando três romãs maduras e entreabertas. Nas romãs suas sementes internamente unidas demostram fraternidade e união entre os homens. No centro da coluna da esquerda está gravada a letra “B” e na coluna da direita esta gravada a letra “J”. Na tradução latina dos nomes, BOAZ significa “nele está a força” e JAQUIM “ele firmará”, ou seja, “nele está a força que firmará”, significando conjuntamente que Nele, em Deus (Grande Arquiteto do Universo) está a força necessária à estabilidade, ao sucesso.

As três janelas, representam as 3 posições do Sol: O Oriente, o Meio-dia e o Ocidente. Nenhuma das janelas se abre para o Norte a as três são cobertas por uma rede de arame simbolizando que a luz que ilumina o Templo, mas o que está fora, fora permanece e o que está dentro, lá fica. Ou seja, as sessões não devem ser perturbadas por eventos externos e o que dentro se realiza não deve ser divulgado no mundo profano.

A Orla Dentada, simboliza a união a dos Maçons. Os dentes triangulares representam os planetas que giram no Cosmos.

O triangulo expressa a espiritualização dos Maçons que, partindo da individualidade, se unem de forma indissolúvel, em torno de um ideal. E erroneamente confundida com a Corda de 81 Nós e com a Cadeia de União.

A Corda de 81 Nós, simboliza os 81 laços do amor fraterno existente entre os membros da Loja.

A Cadeia de União, expressa o Cerimonial que reúne todos eles.

O Piso Mosaico, é formado por lajes quadradas que se alternam nas cores branco e preto, formando um tabuleiro de xadrez, significa a união íntima que deve existir entre os Irmãos Maçons, ligados pela verdade.  A alternância do branco com o preto, por sua vez, demostra a existência do contraste, representando o dualismo, uma vez que sem o contraste tudo seria uniforme e perfeito, confundindo-se com o nada. Se assim fosse nada diferenciaria o Maçom do profano e, portanto, não haveria nenhuma verdade a ser revelada ao Aprendiz.

A Prancha de Traçar corresponde ao papel onde o mestre estabelece seus planos e significa que o Maçom deve traçar seus planos, estabelecer seus objetivos empenhar-se em conquista-los com habilidade e preparo.

O Sol e a Lua - O Sol é o vitalizador essencial, possuidor de uma generosa fecundidade. Sem ele não existiríamos, é o princípio ativo representado por um ponto central. A Lua é o reflexo do Sol, representa, representa tento como o Sol, a saúde, pois reflete os seus raios, é o princípio passivo. No templo o Sol e a Lua, indicam a simbologia de que os trabalhos no Grau do Aprendiz são abertos ao meio-dia e fechados a meia-noite.

As Estrelas - Simbolizam o infinito e o universo que está representado no templo. Em toda a doutrina mística o conhecimento da estrela é fundamental essencial, não sendo diferente na Maçonaria. Vale ressaltar que são 27 as estrelas dispostas no painel e, pela numerologia, é o equivalente ao número de nove (09), ou seja, o sagrado número da tripla trindade que carrega consigo a representação divina dos três (03) planos existenciais: O mundo da alma, do espirito e da matéria.

Cadeia de União – É o símbolo indissolúvel da união entre os irmãos. Os nós entrelaçados são sete (07) e representam os oitenta e um (81) nós da cadeia de união.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (769.4 Kb)   docx (683.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com