TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criança é Ouvida?

Seminário: A Criança é Ouvida?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Seminário  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 3

...Mediante o exposto, acredito ser relevante abordarmos uma reportagem do Jornal SBT Brasil, que foi ao ar dia 23/04/2014, reportagem de João Fernandes com o titulo de “Denuncias de maus tratos contra crianças e adolescentes aumentam no Brasil”.

A reportagem deu inicio da seguinte forma:

“A triste realidade do menino Bernardo é mais comum do que agente imagina, só este ano as denuncias de abandono dentro de casa aumentaram mais de 40% no nosso país.”

Segundo a coordenadora de um abrigo em São Paulo, às crianças chegam fragilizadas sem perspectiva nenhuma de vida, acham que o mundo acabou. Conforme pesquisa (Fonte Sipla), só neste ano foram recebidas diariamente 358 denuncias de maus tratos contra crianças e adolescentes, um aumento de 43% em relação ao mesmo período do ano de 2013, e o pior 55% das agreções foram praticadas pelos próprios pais.

Para o Ministério Publico foi o que aconteceu na morte do menino Bernardo Boldrini, o garoto chegou a procurar o Ministério Publico para pedir para se mudar da casa do pai. Em abrigos como o apresentado na matéria, que muitos menores abandonados buscam um lar e tentam superar histórias de sofrimento vividas, o carinho e atenção que faltavam na casa desses jovens, hoje é o alimento deles na busca de um futuro melhor.

De acordo com o ouvidor-geral do Parlamento, deputado Marlon Santos (PDT), existe indícios de que as autoridades foram negligentes quando o menino procurou o Judiciário, em janeiro, para reclamar da falta de afeto do pai e do relacionamento ruim com a madrasta.

“Talvez a única criança no Brasil que foi bater na porta de órgãos públicos para pedir socorro”, comentou o deputado, em entrevista coletiva. “O Legislativo não é passivo e queremos investigar todos de maneira ampla. A Assembleia tem o dever de fazer a sua parte neste caso”, afirmou.

Conforme o deputado, também estão previstas outras ações como audiências com o juiz que manteve Bernardo sob a guarda do pai, a promotora no caso e outros envolvidos, além de visitas e diligências para investigações em Três Passos ou outros municípios.

Em fim, alguns filhos começam a procurar a Justiça, em busca de sansões, devido problemas psíquicos e morais causados pelo o abandono afetivo dos pais, ai não seria tarde, uma vez que o dinheiro não vai curar as dores e feridas.

Porém, mediante os fatos relatados perguntamos o que está sendo feito para que isso não ocorra? Não seria melhor dar atenção hoje aos menores para que amanhã não venhamos ter mulheres e homens frustrados? Será que ao invés de nos preocuparmos com o futuro não é melhor nos preocuparmos com o presente fazendo valer as leis existentes, o judiciário trabalhando junto com a psicologia assistindo os filhos abandonados e os pais impedidos de prestar o seu papel de pai? Ouvindo os dois lados e dando atenção e providencias, ainda que a um garoto de 11 anos caso do menino Bernardo Boldrini, que procurou a justiça, foi ouvido, mas não lhe deram atenção e nem tomaram providencias perante as denuncias do menino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com