TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dengue

Resenha: A Dengue. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2013  •  Resenha  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 2

A Dengue é uma doença causada por um vírus, o qual é transmitido pelo mosquito Aedes aegipti, mais precisamente pela picada das fêmeas dessa espécie que se alimentam de sangue humano.

Apesar de ser causada por um vírus, a dengue não é contagiosa, dessa forma não pode ser transmitida de uma pessoa para outra, nem mesmo através de alimentos ou uso de objetos, pois o vírus somente entra em nosso organismo através da contaminação sanguínea.

Os sintomas da Dengue podem ser confundidos com um resfriado ou gripe, mas há algumas diferenças que devem ser levadas em conta. Ela pode se manifestar de duas formas, conhecidas como dengue clássica e dengue hemorrágica. A dengue clássica acontece quando a pessoa contrai a infecção pela primeira vez, apresentando sintomas mais leves, como dores de cabeça, nas costas e na região atrás dos olhos e febre alta.

A febre começa a baixar a partir do quinto dia e os demais sintomas a partir do décimo dia, por isso nessa forma da dengue é difícil ocorrer complicações, são raros os casos em que os doentes apresentaram sangramento.

Publicidade:

Não há um tratamento específico para este tipo, pois o próprio corpo é capaz de combater a doença, mas durante o tratamento é importante manter repouso, comer alimentos saudáveis e ingerir líquidos, é importante que o doente não receba qualquer medicação, a menos que seja recomendada pelo médico, pois alguns medicamentos ao invés de ajudar ajudam a desenvolver hemorragias no organismo.

Já a dengue hemorrágica acontece quando a doença se manifesta pela segunda vez, assim os sintomas são mais graves. Ela também é perigosa, pois pode ser confundida com uma gripe, pois durante os primeiros cinco dias apresenta sintomas semelhantes ao do tipo clássico.

Mas depois dessa fase o quadro começa a complicar, pois aparecem sintomas mais graves como hemorragia em vários órgãos, choque circulatório, causando vômitos, tontura, dificuldade em respirar, dores abdominais muito fortes e sangue nas fezes.

Clique e Amplie.

Se não for tratada a dengue hemorrágica pode causar a morte do doente. Esse tipo deve ser tratado de forma rigorosa e com acompanhamento médico. A doença se manifesta em maior proporção durante o verão, pois é nessa época que o mosquito se reproduz.

E seus locais preferidos para a postagem de ovos são onde se encontram água parada, como latas, pneus, vasos de plantas, caixas d´águas, entre outros. A única forma de evitar a chance da doença aparecer é eliminar os locais onde as fêmeas se reproduzem, ou seja, não deixar a água acumular nos recipientes citados acima e no caso das caixas d água mantê-las muito bem fechadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com