TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dengue

Trabalho Universitário: Dengue. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2013  •  4.840 Palavras (20 Páginas)  •  997 Visualizações

Página 1 de 20

FACULDADE INTERNACIONAL DO DELTA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS FÍSICAS QUÍMICAS E BIOLÓGICAS

DENGUE: SUGESTÕES DE ATIVIDADES DIDÁTICAS COMO COMPLEMENTOS EDUCATIVOS NA SUA PREVENÇÃO

IPU-CE

2012

DENGUE: SUGESTÕES DE ATIVIDADES DIDÁTICAS COMO COMPLEMENTOS EDUCATIVOS NA SUA PREVENÇÃO

Monografia apresentada como requisito parcial a Faculdade Internacional do Delta para a obtenção do título de Especialista em Metodologia do Ensino de Ciências Físicas, Químicas e Biológicas, sob a orientação

IPU-CE

2012

Monografia apresentada como requisito necessário para a obtenção do grau de Especialista em Metodologia do Ensino de Ciências Físicas Químicas e Biológicas. Qualquer citação atenderá as normas da ética científica.

_____________________________________________________

MARIA ELENA RODRIGUES DE SOUSA

Monografia aprovada em ___/___/___.

Orientador Prof. Me.Isana Mara Aragão Frota

1° Examinador

2° Examinador

Coordenador do Curso

Dedico a meus pais que sempre me apoiaram em minhas conquistas, as minhas filhas Débora Luisa e Rafaela Rodrigues Pontes Martins, das quais são minha maior fonte de inspiração.

“O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.”

José de Alencar

RESUMO

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

A dengue é uma doença que vem apresentando alto índice de epidemia no país, desde a década de 80, com sintomatologia caracterizada por: febre, cefaléia, dor retrorbital, náusea, vômitos, mialgia, artralgias, rash cutâneo. O quadro clínico é auto limitado, sendo a doença raramente fatal (FILHO, 2000, p.1265).

O mosquito transmissor, o Aedes aegypti, tendo-se adaptado a viver no Peri domicílio humano, põem seus ovos em recipientes com água, como: tanque, pias, calhas, caixa d’água, no telhado e em qualquer outro lugar onde se acumule água limpa. (REY, 2002, p. 322)

A dengue vem iniciando-se na América a mais de 200 anos, a primeira descrição da febre hemorrágica de dengue foi na década de 50, nas Filipinas e Tailândia. O agravamento veio na década de 60, vários países comprovaram a circulação dos sorotipos 2 e 3, e em 1997 e iniciou a introdução do sorotipo 1, pela Jamaica. Na década de 80 países como Brasil, Bolívia, Paraguai, Equador, Peru e Cuba sofreram grandes epidemias. No Brasil a primeira epidemia, documentada clínica e laboratorialmente, ocorreu em 1981-1982 em Boa Vista-RO, causada pelo sorotipo 1 e 4. Em 1986, ocorreram epidemias atingindo o Rio de Janeiro e algumas capitais do Nordeste.

A dengue ocorre no Brasil de forma contínua, intercalando-se com ocorrência de epidemias, e com aumento significante na década de 90 por causa da disseminação do Aedes aegypti no território nacional, constatando a presença dos sorotipos 1 e 2 em 20 dos 27 estados do país. A circulação do sorotipo 3 foi identificada a primeira vez em dezembro de 2000 nos estados do Rio de Janeiro e Roraima. Nos primeiros meses de 2002, o sorotipo 3 já era detectado em quase todo território nacional, sendo que a maior epidemia de todos os tempos foi em 2002, quando foram registrados mais de 700 casos (BRASIL, 2002, p.207).

Sendo o período chuvoso o mais vulnerável a infestação do mosquito transmissor, são realizadas varias campanhas informativas sobre a prevenção da dengue, mas sempre os maiores índices continuam crescendo principalmente entre as classes das populações com condições culturais e socioeconômicas precárias.

Diante desta problemática, surgiu o seguinte questionamento: será que a população tem conhecimento suficiente sobre a dengue e suas medidas de prevenção?

A proposta deste trabalho é apresentar uma proposta de atividade didática que trabalhe com os alunos do ensino médio como é o ciclo do mosquito e como ocorre sua transmissão. Esse material deve ser um recurso para o professor, pois as escolas são espaços de divulgação de informação e através dos alunos podemos trabalhar com a comunidade a dificuldade de combater a Dengue.

O objetivo deste trabalho consiste em fazer uma reflexão a respeito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com