TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Desigualdade Social No Brasil

Monografias: A Desigualdade Social No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  1.504 Visualizações

Página 1 de 2

A DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL

INTRODUÇÃO

Ao analisarmos que o Serviço Social está interligado diretamente aos problemas da sociedade com o objeto encontra soluções para a desiguldade social, econômica, cultural, os problemas da sociedade capitalista e da adversidades entre capital x trabalho, buscando melhor desenpenho junto das políticas sociais. O trabalho trás uma reflexão a respeito das contradições, e os seus desafios posto pela desigualdade social e direito na sociedade brasileira.

DESENVOLVIMENTO

A realidade apresentada no vídeo, é fruto da influência das novas culturas em que a sociedade esta inserida e suas consequências, neste caso, afinada pelo impacto das novas tecnologias numa sociedade globalizada, onde o comportamento a cada momento é transformado devido à interferência de fatores sociais como os conflitos culturais e sociais.

O mundo está condicionado aos avanços da tecnologia. Não se sabe mais viver sem as beneses da comodidade advinda dessa nova era. Para enfatizar o quanto acima declarado, hoje em dia não se vive mais sem um celular, um computador, televisão de última geração, com tela plana, e outros aparelhos que facilitam a vida de todos nós.

Com essa nova demanda, o consumo vem aumentando consideravelmente. Esse estímulo de consumo se dá principalmente devido as propagandas(audiovisual), a facilidade de crédito, levando ao crescimento da classe “C”, considerada a classe emergente.

Desde os primórdios do processo do desenvolvimento brasileiro, o crescimento econômico tem gerado condições extrema de desigualdade econômicas e sociais, que se manifestam entre regiões e raças. Essa disparidade econômica se reflete principalmente sobre a qualidade de vida da população: expectativa de vida, mortalidade infantil, analfabetismo, dentre outros aspectos.

Por esse Brasil afora, é comum observar casebres, barracos, palafitas e casas de taipa e pau-a-pique, com antena parabólica em seus telhados,

televisão de tela plana, aparelhos de som potentes e outros acessórios, sem que no entanto tenham condições dignas de sobrevivências. Muitas desta residencias são localizadas em favelas, bairros populares e zona rural.

Registre-se que essa população é geralmente analfabeta ou concluiram apenas o 2º grau do ensino médio, e pertencem a classe social emergente, que iludidos com a mídia e a facilidade de crédito, não acordaram para ver que se tornaram consumistas compulsivos, esquecendo até mesmo das suas necessidades básicas, como alimentação, vestuário ou até mesmo na busca de moradia melhor.

CONCLUSÃO

Como vimos, as contradições das sociedades capitalistas postas pelas desigualdades sociais afeta todo o país. Esta desigualdade foi apresentada aqui a partir duma análise feita do vídeo: BMW Vermelho, o qual conta a história de uma família humilde que recebe um verdadeiro presente de grego: um carro de luxo, que não pode ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com