TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diferença De Potencial Entre O Homem E A Mulher Na Sua Performance

Monografias: A Diferença De Potencial Entre O Homem E A Mulher Na Sua Performance. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 3

A diferença de potencial entre o homem e a mulher na sua performance

Mulheres e homens são diferentes, isso não é novidade. Mulheres são de Vênus e homens são de Marte. Mulheres são emoção e homens são razão... Por aí vão uma série de definições e separações, que chegam a nos fazer pensar que homens e mulheres são TÃO diferentes entre si como alienígenas seriam diferente de nós humanos.

Bem, se formos considerar a exteriorizações de comportamentos (que são fruto de condicionamento cultural), realmente há muitas diferenças. E no aspecto físico também não é diferente...Existem diferenças marcantes no treinamento para homens e para mulheres. Estrutura física, hormônios, funcionamento do organismo... São inúmeros os pontos que diferenciam o homem da mulher, e isso faz uma certa diferença para os treinos. A mulher tem menos massa magra que o homem e isto, com certeza, é um diferencial para a performance. Além disso, tem a oscilação hormonal durante todo o mês que pode atrapalhá-la. As diferenças existem e é importante conhecê-las e entendê-las para tirar o máximo de proveito dos treinos.Culturalmente as meninas são criadas e orientadas para atividades físicas de menor intensidade e freqüência o resultam no futuro numa maior sensibilidade nos tendões e ligamentos, sujeitando as contusões.

Essas alterações afetam o treinamento? Sim, afetam - para o bem o para o mal. O lado chato é que na fase pré-menstrual (a TPM), o organismo feminino tem muita retenção hídrica, deixando a mulher mais pesada e com o metabolismo mais baixo. Resultado: bem-estar afetado e, consequentemente, performance reduzida em treinos e provas.A mulher tem menor quantidade de glóbulos vermelhos que o homem, sua oxigenação é reduzida e consequentemente sua capacidade aeróbia em relação ao sexo masculino. Pelo fato de apresentarem deficiência de ferro suas performances são menores, esta deficiência pode ser amenizada com a ingestão de vitamina C, para uma melhor absorção de ferro.

Outros fatores confirmam a diferença no treinamento, como por exemplo, quadris mais largos, articulação das coxas e músculos das pernas em ângulos menores, provocando um balanço lateralizado, tanto no andar como no correr. Como normalmente a sudorese da mulher evidencia-se em espaço menores, elas necessitam menor evaporação para melhor performance.

Em relação à massa magra (que na mulher é menor comparada ao homem), a mulher que treina corrida deve compensar a diferença realizando um trabalho de musculação paralelamente aos treinos. O trabalho complementar é o grande diferencial. A corrida, apesar de baixo impacto quando comparado aos movimentos de saltos, pela sua natureza cíclica repete o movimento sempre em cima do mesmo grupo muscular. Portanto, se o organismo que receber este estímulo estiver fraco, é comum a sobrecarga ir para o lugar errado, ou seja, para os ossos e articulações em detrimento à musculatura. Ou seja, a mulher, por ter menos massa magra que o homem, deve receber maior estímulo de força e construção de massa magra durante seus treinos de corrida ou paralelo à eles.

Por isso melhor performance é adquirida através do treinamento de boa qualidade, boa vontade só não basta,somente ATINGE o OBJETIVO aquele que tiver POTENCIAL e DISCIPLINA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com