TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EQUIPE INTERDISCIPLINAR E INTERSSETORIABILIDADE NA ATENÇÃO A SAÚDE

Monografias: A EQUIPE INTERDISCIPLINAR E INTERSSETORIABILIDADE NA ATENÇÃO A SAÚDE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 4

Neste trabalho será discutido a importância da equipe multiprofissional na atenção a saúde.

São reconhecidos como profissionais de saúde os assistentes sociais, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais, entre outros.

A interdisciplinaridade diz respeito a produção do conhecimento. Tem, portanto, caráter epidemiológico; é a integração de várias disciplinas e áreas do conhecimento. A multiprofissionalidade diz respeito a atuação conjunta de várias categorias profissionais. O trabalho em equipe na saúde requer a compreensão das várias disciplinas para lidar com a complexidade que é a atenção primária, a qual toma a saúde no seu contexto pessoal, familiar e social, bem como a promoção da saúde, e prevenção e reabilitação, trazendo a intersetorialidade como parceira na resolutividade dos problemas de saúde.

Quando consideramos que a unidade produtora dos serviços de saúde não é um profissional isoladamente, mas sim a equipe; que o foco central de atenção não é o individuo exclusivamente, mas a família e seu entorno; que as intervenções necessárias para proporcionar o cuidado a saúde devem se sustentar no conhecimento que contemple as determinações biopsicossociais da saúde-doença e cuidado e na autonomia e responsabilização dos profissionais com os usuários, famílias e comunidade; a assistência a saúde passa a ter a característica central de um trabalho coletivo e complexo, em que a interdisciplinaridade, bem como a multiprofissionalidade são necessárias.

As atividades desenvolvidas pelas equipes podem levar a um maior envolvimento e articulação com a comunidade. Essa nova postura permite o reconhecimento dos saberes populares e favorece o empoderamento, eixo central da promoção da saúde. O PSF busca a incorporação da promoção da saúde, do trabalho interdisciplinar e multiprofissional, do envolvimento comunitário e de uma lógica de responsabilização entre os diversos atores sociais envolvidos.

O tema PSF é trabalho em equipe e permite a continuidade do acompanhamento e maior envolvimento com os familiares por meio da abordagem de toda a equipe. Assim, é importante que seus membros tenham boa interação. Os agentes comunitários de saúde, que por vezes, não são valorizados, constituem-se em

elementos fundamentais de ligação entre a comunidade e a equipe levando os problemas levantados para serem discutidos em equipe. A enfermeira tem importante papel de coordenação e integração, incentivando os membros da equipe para o oferecimento de assistência integrada e com qualidade. O PSF constitui-se de equipes multiprofissionais que devem atuar em uma perspectiva interdisciplinar.

Quando a atenção está focalizada sobre a doença, geralmente o profissional da área médica pode disponibilizar recursos e/ou tecnologias ao tratamento e, assim, tornar-se o detentor de uma posição de poder/saber hierarquicamente superior aos demais trabalhadores. Este poder se institui designado por outros trabalhadores e/ou pelos usuários, ou seja, uma cultura que se retroalimenta pela delegação a um determinado profissional dos encaminhamentos sobre uma situação de vida. Entretanto, quando a atenção direciona-se à saúde, a partir da lógica transdisciplinar, todos os trabalhadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com