TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Era da concorrência entre redes

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 3

A era da concorrência entre redes.

Passo 1.

Às empresas estão inseridas em um ambiente cada dia mais competitivo, pois novos mercados são criados constantemente e para se atentar a estes ambientes as empresas devem ter em mente quais as tecnologias e ferramentas de gestão devem utilizar para ter uma vantagem competitiva e assim garantir um passo a frente em relação aos seus concorrentes. Conforme pesquisa realizada observou como funcionam algumas ferramentas de gestão como: Outsourcing, Benchmarking e Sistemas de Informações Gerenciais.

• Outsourcing: Outsourcing significa terceirização em inglês, o outsourcing é uma ferramenta muito importante, pois o objetivo das empresas em terceirizar seus produtos possibilita em reduzir custos e aumentar os benefícios, alguns desses benefícios não só para a empresa e sim para o Brasil é que aumenta as chances de empregos na sociedade. Essa ferramenta tem crescido a cada dia dentro das organizações, há um maior número de terceirização por meio da mão de obra em limpeza, no setor de seguranças, recepção e operadores logísticos, no entanto as organizações não estão se limitando somente a esses setores. A terceirização possibilita a existência de profissionais mais bem treinados e especializados na área de atuação e permite a organização se preocupar com outros setores que não são terceirizados e necessitam de uma ajuda a mais, como RH, administração, setor financeiros entre outros.

• Benchmarking: Benchmarking significa medir desempenho de um item em relação a outro item similar de forma cientifica ou parcial, ou seja, Benchmarking é uma tecnologia de gestão e sua função é trazer melhorias para a empresa, pois ela dá a oportunidade para as organizações melhorarem suas atividades por meio de investigação e análise do que outras empresas têm feito com sucesso. O Benchmarking é fundamental em uma organização, pois analisa o ambiente externo e se adéqua as exigências do mercado, onde está cada vez mais competitivo e itens, porém quando se é aplicado o Benchmarking na organização é importante ressaltar que não se pode perder o foco, para não se tornar vulnerável e chegar ao fracasso.

O Benchmarking se baseia em quatro tipologias:

Benchmarking itens: examina as atividades dos processos da empresa, identificando os seus responsáveis e qual a melhor forma de se desenvolver as atividades.

Benchmarking Competitivo: é desenvolvido com base na observação do que outras empresas fazem para conquistar a vantagem competitiva.

Benchmarking Genérico: É aquele que vai além do ambiente competitivo, onde são pesquisados os processos mais complexos.

Benchmarking Funcional: Onde é desenvolvido com parceiros e só direcionado para um só processo.

O Benchmarking tem quatro etapas:

Etapa 1: Planejamento;

Etapa 2: Coleta de dados;

Etapa 3: Análise e comparações;

Etapa 4: Elaboração e implementação do plano de mudanças.

É importante ressaltar que o Benchmarking é uma questão ética, ou seja, para aplicá-lo é preciso ter consciência moral e ele se baseia no código brasileiro de ética e conduta. O motivo pelo qual as organizações aplicam o Benchmarking é o fato de estabelecer diferença no mercado de trabalho, estabelece padrões mais altos, obtém-se uma aprendizagem contínua e foco no desempenho.

• Sistema de informações gerenciais: O sistema de informações gerenciais é como um grupo de elementos inter-relacionados ou interação, que forma um todo unificado e que um sistema é um grupo de componentes inter-relacionados que trabalham rumo à meta comum, recebendo insumos e produzindo resultados em um processo organizado de transformação. O SIG começou a serem estudados na década de 1970 eles são sistemas de informação computadorizados e elaborados para auxiliar os administradores, são usados para solucionar questões práticas relacionadas ao gerenciamento dos diversos recursos empresariais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (95.2 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com