TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Escola, A Comunidade E Sua Importância Para O Processo Educativo.

Artigo: A Escola, A Comunidade E Sua Importância Para O Processo Educativo.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  234 Palavras (1 Páginas)  •  1.144 Visualizações

O presente trabalho apresenta algumas reflexões sobre a importância da participação da família na escola para o processo educativo da criança.

Procura entender essa realidade para buscar orientações que possam fortalecer a relação entre ambas diminuindo assim, a distância observada entre essas duas instituições, imprescindíveis na vida do indivíduo.

A escola é disputada na correlação de forças sociais, políticas e culturais. Nós mesmos, como profissionais da educação, somos o foco de tensas disputas.

É importante ressaltar o quanto é significativo o momento de sensibilização da comunidade afim de implementar os planos e o planejamento possibilitando uma participação coerente e compromissada de todos os envolvidos no processo educacional.

A escola depende de forma significativa de ações solidárias e colaborativas da comunidade local em relação as suas propostas. Debater as situações problemáticas, tomar decisões, desenvolver e avaliar as ações pedagógicas e administrativas nas escolas parecem ser formas bem sucedidas de lidar com as inúmeras questões sociais e pedagógicas e emergem no cotidiano escolar.

Quando a população se co-responsabiliza pelo ensino pode exigir mais qualidade ao colaborar para o desenvolvimento de valores, atitudes e habilidades fundamentais ao enfrentamento dos desafios da vida contemporânea.

O processo pelo qual a comunidade toma consciência da realidade escolar afim de propor modificações tanto no interior da escola quanto na própria comunidade a partir do envolvimento de todos no processo educacional é que se pode decidir e construir propostas mais coerentes com a realidade.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com